Condição Digital

Situada na cidade Maputo, a Escola Nacional de Artes Visuais vive uma instabilidade e precariedade de infra-estruturas e meios. o projecto IDENTIDADES tem proporcionado momentos de formação para a utilização responsável da tecnologia. É neste contexto de proximidade que nos permitimos reflectir sobre a introdução das novas tecnologias nesta instituição. Hoje equipada, a escola proporciona aos alunos e professores o acesso aos meios digitais. No entanto, esta chegada abrupta de material gera dificuldades ao nível da sustentação, uso e gestão de recursos, tanto a nível individual como institucional. A sede de experimentar e dominar as ferramentas “cega” o aluno que começa a agir em função da máquina e não do seu pensamento. A ferramenta devia potenciar e não destruir o acto criativo. Pensar a tecnologia, ajuda-nos a entender o papel da escola como instituição que prepara indivíduos capazes de enfrentar a realidade do país e das suas relações com o mundo.

Rita Rainho e Paulo Morgado

Ano 2012
Tipo Capítulo de Livro
Publicação À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística