Casa Soleiro – A gravura a topo e a ilustração no contexto de resgate do património local

Neste artigo apresentamos o projeto transdisciplinar, Casa Soleiro, realizado em contexto académico na FBAUP, em 2016, sobre a forma de workshop que tenta resgatar uma prática oficinal – a gravura de topo e a sua aplicação histórica à publicação ilustrada. Ao longo de uma semana, um grupo de estudantes, professores e convidados trabalharam em diferentes campos disciplinares, entre os quais a gravura de topo, a ilustração e a construção de narrativas, segundo uma perspetiva oficinal de partilha e confrontação de ideias e materiais guiados por um problema coletivo.
O intuito deste projeto foi perceber até que ponto a gravura a topo e a ilustração podem representar e refletir o leitmotiv da construção da cidade contemporânea e em particular do Porto. Assistimos na última década à evolução avassaladora do turismo e da especulação imobiliária na cidade, a transformação que induz esta mudança é presenciada por todos em tempo real e constatável no desaparecimento do que consideramos serem algumas das suas marcas identitárias.
Escolhemos a Casa Soleiro como representante de um Porto em extinção. Esta serve como mote para a construção de imagens impressas através de uma técnica obsoleta e disseminadas através de um suporte editorial ilustrado que tenta mimetizar as suas origens dos finais do século XIX e inícios do século XX. Ao operarmos em técnicas e formatos editoriais cuja relevância e prática contemporânea é residual, queremos atuar de forma clara no pressuposto de resgatar – ferramentas, metodologias de trabalho, materiais, publicações ou narrativas materiais e imateriais locais.

Keywords: Gravura a topo, Ilustração, Casa Soleiro

Ano 2018
Tipo Publicação em Actas
Publicação 5th International Conference on Illustrationand Animation / 5 ed. Conferência Internacional em Ilustração e Animação