Artistic Research Does #2 – Da Esponja, Pedra e o Entrelaçamento com o Aqui e o Agora. Uma Metodologia da Investigação em Arte

A publicação do número um do Artistic Research Does deixou-nos babados de felicidade. Os comentários e as observações certeiras oferecidas por Annette Arlander foram o início portentoso para pôr em marcha o nosso querido projeto. Com a chegada de uma nova estação académica Artistic Research Does tem o orgulho de apresentar uma contribuição muito especial para o debate sobre Investigação em Arte: a palestra inaugural realizada por Janneke Wesseling (na qualidade de Professora da cadeira recentemente criada de Prática e Teoria de Investigação em Artes Visuais na Faculty of Humanities da University of Leiden, na Academy of Creative and Performing Arts). A palestra é tão recente quanto Setembro de 2016. Começando com uma tautológica “investigação em arte é investigação levada a cabo por artistas”, este # 2 define uma condição fundamental para a compreensão académica da investigação em arte, ao mesmo tempo que, de alguma forma dá o tom ao texto que se desenrola. Janneke Wesseling empreendeu uma passagem através de algumas das evidências e dos lugares-comuns que ultimamente têm condicionado e caracterizado a investigação em arte, passando por “metodologia”, “ontologia” e “conhecimento”, justamente para oferecer uma visão mais elaborada que enfatiza a dimensão reflexiva que esta prática destes artistas deve comportar. A noção complexa de “experiência” atravessa a compreensão de Wesseling e propõe uma base para pensar sobre o entrelaçamento fundamental da teoria e da prática, da obra de arte e da linguagem, que a investigação tem de definitivamente enfrentar para seu próprio interesse. Desde que Janneke Wesseling nos visitou na Faculdade de Belas Artes do Porto, há dois anos, que temos estado em contacto e a seguir atentamente o programa PhDArts pelo qual Wesseling é responsável. O PhDArts (baseado na sua maior parte na KABK – Royal Academy of Art / The Hague) é, sem dúvida, um dos principais grupos de investigação em arte na Europa hoje. Por tudo isso, é com grande alegria e gratidão que temos Janneke Wesseling connosco novamente.

Os editores

Catarina Almeida Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto I2ADS
André Alves Valand Academy University Of Gothenburg I2ADS

___________________

 

Título: Da Esponja, Pedra e o Entrelaçamento com o Aqui e o Agora. Uma Metodologia da Investigação em Arte
Autor: Janneke Wesseling
Setembro 2016
Org.: Catarina Almeida & André Alves
Ed.: NEA / i2ADS Núcleo de Investigação em Educação Artística / Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade; FBAUP Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Capa: Luís de Sousa Teixeira
Design gráfico: Luís de Sousa Teixeira
Impressão de Capa: Joana Paradinha
50 exemplares
ISBN 978-989-98745-9-6

Autor(es)
, (Ed / Org)
Editora i2ADS
Local Porto
Ano 2016
ISBN / ISSN 978-989-98745-9-6
Idioma Portuguese & English
Número 2
Tipo Outro