Artistic Research Does #1 – Investigação em Arte e/como Interdisciplinaridade

Isto não é mais uma antologia nem aspira a ser parte de uma. Não estamos amarrados à ideia de definir investigação em arte, e tampouco é nossa intenção empregar o esforço, nosso e dos outros, a tentar concretizar um estado da arte informado. Estamos, contudo, felizes por podermos apresentar um objecto agradável e descontraído, a papel e tinta, que dá corpo às indagações dos nossos convidados. Artistic Research Does é uma série de contribuições individuais sobre a investigação em arte, embora concebida anti-ologicamente. Um conjunto de breves submissões autorais, produzidas a convite e propositadamente para a ocasião, publicadas em edições isoladas, lançadas mensalmente e em formato bilingue (PT/ING). Visto que os editores não dominam a língua inglesa nem conseguem assegurar traduções profissionais, todas e cada uma das suas tentativas de adaptar o texto serão assinadas para que a margem interpretativa não seja esquecida.

A ideia para Artistic Research Does foi ganhando forma na sequência do seminário internacional Conversations on Artistic Research, decorrido em Novembro de 2014 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal (org. NEA – Núcleo de Investigação em Educação Artística). Nesse seguimento, o primeiro conjunto de publicações recuperará reformulações de participantes deste seminário; depois abrir-se-á a série a outras contribuições para a conversa já iniciada. Pela via da internacionalização Artistic Research Does pretende introduzir o debate em Portugal, procurando preencher alguns vazios e actualizar outras visões tendenciosas sobre as possibilidades de investigação em arte.

Os editores,
Catarina Almeida, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / i2ADS
André Alves, Valand Academy University of Gothenburg / i2ADS

Artistic Research Does #1