Arte pública como recurso educativo: contributos para a abordagem pedagógica de obras de arte pública

O tema desta dissertação nasce do estudo de duas áreas que têm sido habitualmente abordadas separadamente, a Arte Pública e a Educação Artística, mas estudá-las em conjunto possibilitou-nos fazer emergir novos conhecimentos que resultam da sua intersecção e que nos levam a considerar a Arte Pública como um recurso educativo.

Consideramos a Arte Pública como um conjunto dos objectos artísticos que estão colocados em contextos urbanos, de forma permanente ou temporária, facilmente acessíveis aos cidadãos, e que têm a capacidade de promover a identidade de um lugar junto dos seus fruidores, involuntários e maioritariamente não especialistas, proporcionando-lhes um maior contacto com a arte.

Realizámos um estudo empírico que visava esclarecer se uma paisagem urbana com muitas obras de Arte Pública poderia contribuir positivamente para o desenvolvimento da literaciaem Artes Visuais, nos alunos do 2º ciclo. Para isso aplicámos um questionário, a uma amostra de 240 alunos, em seis escolas espalhadas pelo país, três das quais estavam situadas em locais com muita e as outras três em locais com pouca Arte Pública.

Desse estudo concluímos que os alunos dos locais com muita Arte Pública, em comparação com os alunos dos locais com pouca Arte Pública, dizem dispensar mais atenção aos elementos artísticos da paisagem urbana; consideram como obra de arte um maior número de manifestações artísticas; revelam conhecer melhor o conceito de Arte Pública e as funções que esta desempenha; identificam uma obra de Arte Pública com maior facilidade; revelam uma tendência para estar mais esclarecidos sobre o vocabulário específico das Artes Visuais, nomeadamente a diferença entre escultura e estátua; aparentam estar num estádio de apreciação estética e artística ligeiramente superior, revelam um maior conhecimento sobre arte em geral, e têm uma maior capacidade para apreciar arte.

Concluímos assim, que os alunos do 2º ciclo que frequentam escolas situadas em locais onde na paisagem urbana existem muitas obras de Arte Pública, revelam um maior desenvolvimento da percepção do espaço urbano e um nível superior de literaciaem Artes Visuais, por terem um contacto quotidiano com estas obras de arte, mas também porque têm tendencialmente um ambiente sociocultural mais favorecido.

 

Palavras-chave: Arte Pública; Educação Artística, Literacia em Artes Visuais; Percepção da paisagem urbana; Abordagem pedagógica de obras de arte.

Autor(es)
Ano 2007
Tipo Tese
Instituição Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Grau Mestrado
Orientador(es) Margarida Calado, Ana Bela Mendes
Idioma Português
Área Educação Artística
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