Arte Funcional em Exposição na Era da Tecnocultura: Reflexões sobre o Processo de Desmodernização do Contexto Museal

Esta comunicação reflete sobre o panorama expositivo da Arte Funcional na era da tecnocultura. Arte Funcional é um segmento de arte relacionado à Estética da Participação Social, uma tipologia mais recente de Arte Pública. A tecnocultura diz respeito à ampla implementação do fenómeno tecnológico digital às atividades que nos evolvem. O campo empírico desta reflexão trata de, por um lado, caracterizar a natureza híbrida da Arte Funcional, por outro, problematizar a exposição recente deste tipo de obras. O modo como a Arte Funcional reúne um grupo variável de práticas artísticas e a natureza instável dos trabalhos produzidos enquanto objeto museal, parecem ser razões dominantes para criar desafios ao modo convencional de exposição.

Palavras-chave:

Arte Funcional; Arte Pública; Tecnocultura; Assemble; Prémio Turner; Objeto Museal Instável.

Editora Escola das Artes, Universidade Católica
Local Porto
Ano 2017
Tipo Artigo em Conferência