Arte + Educação ≠ Educação Artística

Conviver com o ensino artístico significa pertencer a um campo de constantes indefinições e incertezas. Comporta o agir na urgência de Perrenoud aliado a um saber que existe fazendo. Apesar de a arte de hoje e arte de há 50 anos manterem o mesmo adjectivo contemporânea, sentimos que prevalece uma resistência ao significado e à vivência desta classificação no trabalho nas escolas.
Pretendemos discutir, questionar e estudar as possíveis relações, conexões, diferenças e paralelismos entre ensino e a actualidade da arte contemporânea. Seguindo esta análise pensamos em problematizar a arte como disciplina e em tentar compreender de que formas é que esta pode contribuir para um nível de formação do indivíduo/cidadão.

Catarina Almeida, Inês Azevedo e Inês Miguel

Ano 2012
Tipo Capítulo de Livro
Publicação À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística