Apto para o ensino do desenho? Reflexões a partir de um contexto especializado.

Este texto reflete o estudo e a investigação realizado no Curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e no Secundário e centra-se na investigação produzida em torno do Ensino da Disciplina do Desenho A no ensino secundário, no âmbito do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Artística Soares dos Reis no ano letivo de 2012/13. Decorrente da experiência de estágio ter ocorrido numa escola de ensino especializado em artes visuais, atende-se a uma análise referente à especificidade do ensino das artes visuais. Para tal, convoca-se o conceito de vocação, para asserir a sua relevância, sentido, e como estabelece uma presença discursiva no ensino artístico e específico no ensino especializado das artes visuais.

Em consequência da exploração do conceito de vocação, direciona-se a atenção para a disciplina do Desenho A, enquanto disciplina estruturante dos cursos de artes visuais; para tal procede-se a uma análise do programa curricular da mesma, com o objetivo de perscrutar os seus discursos. Considerando ações desenvolvidas no contexto da disciplina, configura-se uma reflexão-relatório com base nas mesmas. Espera-se com este texto atingir algum esclarecimento viável e útil a uma futura prática docente.

Ano 2013
Tipo Tese
Instituição Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Grau Mestrado