Analogia e Mediação da/na Pintura em Pollock, Riopelle e Leroy

O conceito de analogia transposto para a obra/objecto de arte tem que ser entendido como uma espécie de ferramenta eventual, embora paradoxalmente presente e fixa,  que possibilite uma relação criativa e simbólica muito eficaz na aproximação dos domínios da investigação e da produção artística. O que quer dizer, um suposto diálogo entre circunstâncias, lugares, tempos e espaços, e nesse diálogo, impor escrupulosamente uma ideia de caminho, um caminho certo, um resultado único. Por outro lado, a analogia enquanto acto de mediação, propicia perceber a impossibilidade da realidade, e compreender a arte como imagem que se distancia e que se produz entre a descontinuidade e a continuidade.

Entender a analogia como mediação da pintura é entender o acto de pintar como acto de fazer respirar uma ideia. O acto de pintar implica sempre uma necessidade de transformação de materiais e de gestos segundo regras conscientes ou não, produzindo-se, neste contexto, correspondências e analogias a partir de uma realidade ou de um presente, com o intuito de se adquirir sentido. A analogia surge como um instrumento ou ferramenta de reflexão, de enquadramento e de contextualização dos objectos artísticos.

 

[:pt]Autor(es) [:en] Author(s)
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function more_fields() in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-publications.php:21 Stack trace: #0 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(724): require() #1 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(671): load_template('/home/i2ads/pub...', false) #2 /home/i2ads/public_html/wp-includes/general-template.php(168): locate_template(Array, true, false) #3 /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/single-publications.php(6): get_template_part('content-single-...', '') #4 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template-loader.php(78): include('/home/i2ads/pub...') #5 /home/i2ads/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/i2ads/pub...') #6 /home/i2ads/public_html/index.php(17): require('/home/i2ads/pub...') #7 {main} thrown in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-publications.php on line 21