ALMADA E ERNESTO, DOIS NOMES DE GUERRA

Após ter realizado D. Roberto, Ernesto de Sousa [ES] optou por desenvolver uma estratégia conducente à elaboração do espectáculo total. Em 1965, com Gebo e a Sombra de Raul Brandão, estrutura-se a noção de globalidade que evidenciaria na sua mais decisiva obra, Almada, Um Nome de Guerra [AUNG], verdadeira homenagem à resistência de Almada [AN] contra as “classificações fechadas dos géneros e dos meios artísticos”.

AUNG é, por isso, a consumação de outros trabalhos de ES, nomeadamente Nós não Estamos Algures, a que se designou de exercício de comunicação poética (verdadeiro ensaio), e que prolongou o texto Invenção do Dia Claro de AN. Se em Nós não Estamos Algures AN é uma espécie de co-autor e cúmplice da obra de ES, em AUNG, AN é já uma espécie de mito que eterniza a cumplicidade, apropriada, de ES. AUNG tornar-se-ia no ensaio essencial para toda a modernidade portuguesa da segunda metade do século XX.

O Projecto AUNG é, verdadeiramente, um projecto bissectriz que, por aproximação a AN, permite transcender a importância maior do primeiro romance moderno português (auto-retrato de Almada) e, por isso, de manifesta produção artística e cultural, em revisitado olhar político de ES. Revisitação e homenagem. Mas também extensão do que foi, e do que é, AN, em ES.

[:pt]Autor(es) [:en] Author(s)
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function more_fields() in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-publications.php:21 Stack trace: #0 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(724): require() #1 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(671): load_template('/home/i2ads/pub...', false) #2 /home/i2ads/public_html/wp-includes/general-template.php(168): locate_template(Array, true, false) #3 /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/single-publications.php(6): get_template_part('content-single-...', '') #4 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template-loader.php(78): include('/home/i2ads/pub...') #5 /home/i2ads/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/i2ads/pub...') #6 /home/i2ads/public_html/index.php(17): require('/home/i2ads/pub...') #7 {main} thrown in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-publications.php on line 21