A relevância do desenho como factor simbólico e cultural.

Discutimos a utilidade da criação de um arquivo digital de desenhos de projecto – design e arquitectura – realizados por autores portugueses a partir do séc. XX. Normalmente destinado ao desaparecimento rápido, os desenhos de projecto são pelo seu carácter transitório e pontual um material efémero, ainda que contribuam para a compreensão projectual e, consequentemente, para a definição simbólica específica de uma identidade cultural. O arquivo apoia a investigação segundo 3 perspectivas: 1. patrimonial: estudo e conservação do objecto desenho enquanto referente do objecto projectado. 2. epistemológica: contribuir para a teoria e crítica do design no seio da disciplina procurando, a partir do percurso interno do desenho uma reflexão sobre o objecto projectado. 3. comunicacional: contribuição para o estudo e divulgação do design. Procuramos a compreensão do desenho na prática projectual do objecto cultural. De que modo um arquivo de desenhos pode servir quer a disciplina de desenho quer aquelas a que está associado? Partimos da hipótese que a interpretação e categorização do projecto, enquanto ente cultural, se pode fazer por via do desenho através da sua consideração como matéria. A existência de um arquivo de desenhos de projecto serve de instrumento disponível para investigação como instrumento impulsionador da prática do projecto, como verificação teórica da disciplina e como validação cultural. Esta investigação procura integrar cientificamente a análise ontológica do desenho através da interpretação de estudos de caso. A escolha interpreta a representatividade do objecto, o trabalho e obra do autor cujo reconhecimento é público.

Co-autoria: Magalhães, Graça; Pombo, Fátima.

Ano 2010
Tipo Publicação em Actas
Publicação Actas do I Seminário de investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola., vol. 2
Páginas 119-131