A Proposta MITEA do Ensino de Arte

Em setembro do ano de 2010, recebi um convite da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro-BA, que consistia fazer parte da equipe de elaboração das Diretrizes Curriculares, escrevendo as orientações da matriz referencial em Arte. Aceitei o convite com o desafio de condensar em apenas dois meses, discussões e necessidades dos professores da rede municipal no que tange ao ensino de arte na educação básica. No momento, estabelecia diálogos e conexões como aluna no Mestrado em  Artes Visuais e em minha atuação pedagógica como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco(UNIVASF) através de disciplinas na área Ensino de Arte. Como o meu projeto de pesquisa no mestrado trata das Narrativas no Ensino de Artes Visuais em Juazeiro-BA e Petrolina-PE, apropriei-me da considerações que tecia como pesquisadora em ensino de arte nas duas cidades e da análise das entrevistas coletadas a professores que trabalham com a área de Arte nas escolas municipais, desenvolvendo conceitos e orientações didáticas para as diretrizes curriculares de Juazeiro. Uma proposta que enuncie as diretrizes curriculares que vão nortear o ensino e um município possui pressupostos teórico/epistemológicos que sustentam definições, metodologias e políticas educacionais explicitadas no texto. Estes pressupostos serão discutidos de início por meio das teorias do currículo e da problematização, logo após, correlacionando as narrativas históricas e a legislação brasileira, os objetivos e norteamentos teórico/epistemológicos, para enfim, descrever os fundamentos da Proposta MITEA na diretrizes curriculares em Arte do município de Juazeiro.

Ano 2012
Tipo Capítulo de Livro
Publicação Arte, Cultura e Memória
Páginas 103-115
Editora Ed. Universidade Federal de Pernambuco, 2012
Local Recife
Ed/Org Zaccara M. ; Silva, M. B.; Wilner, R.
ISBN / ISSN 9788541501217
Idioma Portuguese