A prevalência de lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) entre músicos de orquestras profissionais

RESUMO

A prevalência de lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) entre os músicos é ele- vada e várias causas, entre as quais a qualidade das condições de trabalho, são descritas como variáveis importantes que podem influenciar o seu aparecimento. O objectivo deste trabalho foi examinara influência das condições de tra- balho sobre a prevalência de LMERT entre os músicos. Três orquestras profissionais foram convidadas a participar no estudo. Os músicos participantes foram divididos em dois grupos de acordo com as condições de trabalho provi- denciadas pelas orquestras em que trabalhavam. O grupo A foi considerado como apresentando condições adequa- das de trabalho e o grupo B foi considerado como não apresentando condições adequadas de trabalho. As LMERT e a sua intensidade, medida pela escala verbal numérica (EVN), foram registadas através de uma entrevista semiestru- turada individual. O Grupo B apresentou uma maior percentagem de pessoas com mobilidade reduzida e de queixas (67,4%)do que o grupo A (59,4%). Os valores da EVN também foram mais elevados (p = 0,021)no grupo B (EVN= 5,1) do que no grupo A (EVN = 4,0). Os resultados sugerem que tanto a prevalência como a gravidade das LMERT poderiam ser reduzidas através de condições de trabalho adequadas.

Palavras-chave: Condições de trabalho, Lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT), Músicos de orquestra, Músicos profissionais.

Cláudia Maria Gomes de Sousa (Universidade do Porto, Porto, Portugal)

Henry Johannes Greten (Instituto de Ciências Biomédicas – Universidade do Porto, Porto, Portugal)

Jorge Machado (Instituto de Ciências Biomédicas – Universidade do Porto, Porto, Portugal)

Daniela Coimbra – Coordenadora do Projeto (Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto – ESMAE/IPP – Instituto de Investigação em Artes, Design e Sociedade da Universidade do Porto)