A ouvir é que a gente se entende

Participação em Encontro composto pelos onze Institutos Paulo Freire de todo o mundo e organizado com painéis em torno de três grandes temas: O Papel dos Intelectuais na Educação, Gênero e Educação, e Ecopedagogia.
19-22 Setembro 2012
Organização: UCLA e Instituto Paulo Freire-UK
—-

Foi na comunidade quilombola da Conceição das Crioulas que conheci Paulo Freire.

Tudo começou em 2003 numa viagem que aproximou o Porto, Portugal e Salgueiro (Pernambuco), Brasil.

Ali apresentei-me e fui apresentada a uma comunidade marcada pelo ritmo do dia, do sol, da noite e do céu estrelado, em conversas longas e pausadas, cantadas prolongadas. Tudo ali é um conto e um canto. É assim que ela se apresenta, cresce, se mostra firme, madura e árvore.

Quando parei para escutar, vi que a comunidade cresce numa busca descendente, em direção às suas origens e às suas raízes. Ela sabe que fortalecidas na base se ramificam com mais vigor, com mais força e que se torna mais resistente às adversidade temporais. É uma luta constante o seu dia-a-dia. Pelo direito à terra (que suporta a raiz), à educação (que orienta o crescimento) e à saúde (que garante a continuidade). Desta forma, não se prende apenas aos seus costumes, assimila o mundo que a rodeia procurando reinventar-se todos os dias nessa partícula global.

Crescer na busca de conhecimento é o que a torna consciente e crítica. E é na procura e na construção da sua identidade que ganha e oferece os seus conhecimentos ao mundo e dele absorve.

Na verdade, toda a pessoa que ali se apresenta coloca-se enquanto pessoa perante a consciência de que existe numa teia social.

Ali conheci Paulo Freire porque provavelmente foi ali que Paulo Freire se tornou ouvinte.

Ano 2012
Tipo Texto não publicado