A Educação Artística e as Prioridades educativas do inicio do século XXI.

Na primeira década do século XXI vimos como as esperanças das grandes organizações intergovernamentais se ancoraram na educação. Lançaram-se prioridades e programas estratégicos anunciando educação para a sustentabilidade e para a cidadania numa tentativa de fazer face à crise sócio económica mundial. Neste contexto a Educação artística pode desenvolver um papel fulcral, pela sua natureza própria responde aos pilaras básicos da educação, ao repto do desenvolvimento da criatividade, inovação e ao chamamento da educação para a cidadania, para os valores e diálogo intercultural. Nunca antes foi tão premente a necessidade de um novo paradigma centrado na educação social e, no espaço ibero-americano, existem experiências educativas através das artes que podem sugerir modelos de reflexão para a educação social e o desenvolvimento comunitário.

Palavras-chave: educação; desenvolvimento comunitário;educação social; educação para a cidadania;inovação; educação artística.

Autor(es)
Ano 2010
Tipo Artigo em jornal sem revisão por pares
Publicação Revista Ibero Americana de Educación, 52
Páginas 127-138
Editora OEI
Local Madrid
ISBN / ISSN 1022-6508
Idioma Portuguese
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