A cultura visual como pedagogia profana: Visualidades inquietantes com imagens controversas

Resumo
A proposta aborda as questões e visualidades da morte cruzados com os contextos históricos das imagens selecionadas.
Pretende abrir a várias perguntas. Foi articulada a partir de cruzamentos e semelhanças visuais tão perturbadoras como provocadoras, buscando uma intencionalidade educativa para discutir essa brutalidade que parece intemporal afetando ciclicamente nossas “qualidades” humanas em épocas obscuras, o que nos leva a exibir o corpo do “outro” como um troféu. A idéia principal é que a proposta poderia fazer-nos sair do nosso entorpecimento e neutralidade confortável com que a contemporaneidade tende a congelar certas visualidades
de um passado recente e os significados que construímos em frente ao mortis finis definitivo.

Autor(es)
Ano 2013
Tipo Artigo electrónico, Outro, Publicação em Actas
Publicação Anais do VIº Seminário Nacional sobre Pesquisa em Arte e Cultura Visual
Editora Universidade Federal de Goiás
Local Goiânia/ Goiás, Brasil.
Ed/Org Monteiro, R.H. & Rocha, E.
Idioma Português
Link Ver Link