A arte do Mosaico: mais que uma tecnologia ancestral: uma nova criatividade artística

Resumo
Num mundo da era digital, abarcado pelo ensino das novas tecnologias, qual é o papel que o ensino das artes de cariz tradicional representa? Fará sentido continuar a dotar os estudantes com estes saberes?
Além de fazer todo o sentido, é fundamental, investigar e aperfeiçoar tais conhecimentos e aptidões, de modo a inovar as capacidades dos estudantes na prática artística. Pretende-se por isso, no ensino das tecnologias de “cariz tradicional” criar um fundamento para além da técnica, orientado para uma preocupação estética e um julgamento crítico, demarcando um papel renovado no campo artístico e uma associação a novos elementos e espaços.
Serão apresentados trabalhos dos alunos, inovadores e portadores de outra maneira de olhar, uma atitude que ousa uma nova criatividade artística, onde a “técnica” do mosaico aparece revigorada.

Ano 2012
Tipo Publicação em Actas