Vidro e impressão: Criação de substratos e matrizes de impressão alternativas

Coordenação do projecto: Graciela Machado

Co-organização da investigação: Teresa Almeida

Equipa: estudantes de mestrado Joana Soares, Celia Esteves, Ana Margarida Rocha, Isabel Trabulo e estudante de licenciatura Helena Mancelos

Apesar dos suportes vítreos terem vindo a ser usados como suporte das técnicas de impressão, as hipóteses da sua utilização como base matricial e de impressão não têm sido integralmente exploradas. Este projecto visa pois desenvolver métodos expeditos para a integração de técnicas imagéticas, fotográficas e analógicas na prática da produção da gravura contemporânea sobre vidro, a partir da adaptação e actualização de métodos embrionários nunca testados em território nacional e concepção de novas técnicas de manipulação e integração do vidro na produção artística.

A investigação pretende contribuir para a integração e teste sobre técnicas de impressão tradicionais (litografia, xilogravura, gravura, serigrafia) e impressão digital, tendo o vidro como matriz, e assim alargar o leque de características plásticas e potencial do vidro como base alternativa a matrizes convencionais. aqui associada o potencial não tóxico. Uma segunda vertente da investigação, irá centrar-se na impressão sobre vidro plano por processos tradicionais e digitais (decalques) e posterior modelação a quente de modo a criar superfícies tridimensionais.

Pretende-se assim compreender e empregar as novas tecnologias de acabamentos e fabricação de vidro, proporcionadas pelo emprego de novos moldes para suportes vítreos, técnicas de laminação, decalque digital,  e de gravação possíveis em contextos de produção industriais. Procura-se uma integração não só das técnicas tradicionais, como são o exemplo a lapidação, e gravação com discos de diamantes, mas também do usos das novas tecnologias como a gravaçao a laser, de modo a desenvolver o potencial criativo e acessibilidade  da sua utilização em contextos oficinais artísticos, e sobretudo estudos comparativos que permitam concluir sobre  qualidade de impressão e consequente aplicabilidade para a produção de gravura. Igualmente oportuno, testar a viabilidade e compatibilidade das técnicas a aplicar na reprodução de imagens geradas digitalmente e fotograficamente assim como as potencialidades estéticas únicas oferecidas por este suporte.

Coordenador(es) de Projeto Graciela Machado
Data de Início - Fim 2013-01