Na frente/ Au front

Investigadores/artistas: Xabier Idoate (UPV), Jim Butler (Cambridge School of Art), Will Hill (Cambridge School of Art), Rui Neto (UP), Júlio Dolbeth (UP), Rui Vitorino dos Santos (UP), Pedro Tudela(UP).

“O projeto intitulado Na frente/ Au front permitiu acionar várias iniciativas de disseminação da criação artística na área da edição de autor. A par do projeto de curadoria dirigido por Graciela Machado, para o qual convidou professores e artistas da FBAUP, atuais estudantes e alumni, decorreu a respetiva coordenação de programas de artista em residência, workshops com Xabier Idoate Facultad de Bellas Artes Pais Vasco, Jim Butler e Will Hill da Cambridge School of Art , vários projetos editoriais, exposições e participação extraordinária em Feira independente.

A iniciativa central do projeto situou-se no comissariado do programa Troisieme Volet: Un Printemps Portugais no Quai de la Batterie, Arras, França, e no desenvolvimento do projeto editorial com artistas convidados Rui Neto, Júlio Dolbeth, Rui Vitorino dos Santos, Pedro Tudela. Este programa em parceria incluiu ainda a seleção e coordenação de programa de artista em residência para quatros estudantes de licenciatura e mestrado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, ao longo de quatro meses e duração total de 4 semanas. Incluído ainda no projeto agregador Na frente/ Au Front, a colaboração dos estudantes da FBAUP com a Université d’ Artois, e o International Art Scene Festival por esta organizado, a articulação de projetos de estudantes residentes com estudantes da unidade curricular de Técnicas de impressão I e Obra gráfica da FBAUP de que resultou projeto de mail art e uma exposição final de projetos desenvolvidos durante programa de artista em residência pelos de estudantes. O projeto permitiu desenvolver ações de articulação institucional com Universidades e oficinas de Edição (Le Quai de la Batterie, Université d’Artois, Cambridge School of Art, Universidade Federal de Pernambuco) e incluíram a organização de exposições em parceria ( Fantasporto). O projeto contou com a colaboração de Pierre Léglise-Costa, Professor em Paris VIII e Sciences Po, l’Université Pour Tous, ’Université d’Artois, Plan Séquence a Embaixada de Portugal em França , e financiamento  da UP,  Instituto Camões. Projeto decorreu de Janeiro de 2011 a Novembro de 2011”.

Coordenador(es) de Projeto Graciela Machado
Data de Início - Fim 2011-01 / 2011-11