LABEA – Laboratório de Investigação em Educação Artística

O Laboratório de Educação Artística (LabEA) é um espaço de investigação experimental em diferentes contextos educativos (escolas, museus, comunidades e outras instituições) que procura desestabilizar rotinas e constrangimentos, através da criação de questionamentos, reflexões, partilha e discussão das práticas de terreno e da própria investigação.

O Laboratório estrutura-se em 3 áreas de intervenção:

  • investigação: a investigação é aqui entendida como processo de abertura a um repensar permanente das suas próprias questões e produtos gerados, numa relação que se pretende íntima com as práticas dos diferentes actores no terreno. O seu carácter experimental desloca os investigadores do Labea e os diversos agentes educativos para espaços metodológicos experimentais e disruptivos.
  • formação: configuram-se espaços de formação diversos que se materializarão em seminários, cursos, formação pós-graduada, conversas, residências e outros formatos baseados na investigação e na auscultação das principais dificuldades sentidas nos contextos investigados.
  • publicação e criação de materiais pedagógicos: Como componente fundamental do trabalho desenvolvido e do desenvolvimento da investigação, serão publicados os resultados das investigações em curso, dos projectos desenvolvidos e dos cursos de formação elaborados a partir da investigação. Os materiais a produzir estão abertos ao carácter experimental do laboratório.

Objectivos

  • Desenvolver projectos de investigação com diferentes escalas no campo da investigação de práticas em educação artística. O Labea operará a partir de um conjunto de micro-projectos estabelecidos no seu interior;
  • Desenvolver a investigação em educação artística numa relação directa e experimental com as práticas realizadas e a realizar dentro e fora de contextos institucionais;
  • Desenvolver metodologias experimentais de investigação e de acção em educação artística;
  • Desenvolver metodologias de avaliação em educação artística;
  • Perceber as relações entre as práticas artísticas e educativas;
  • Diagnosticar, analisar e intervir em contextos específicos no campo alargado da educação artística;
  • Construir posicionamentos questionadores e críticos face a práticas instaladas, envolvendo os profissionais, educadores no terreno em práticas de investigação que permitam questionar rotinas instaladas;
  • Desenhar ofertas formativas numa relação directa com a investigação no terreno;
  • Experimentar formas de intersectar a teoria e a prática no enfrentamento de realidades institucionais e culturais no campo da educação artística;
  • Explorar zonas de intervenção em educação artística desafiando as fronteiras estabelecidas e potenciando a produção de novo conhecimento;
  • Historicizar, a partir de uma postura contemporânea, o desenvolvimento do campo da educação artística e das suas práticas educativas;
  • Constituir um arquivo histórico e experimental de práticas em educação artística a nível nacional e internacional;
  • Problematizar e questionar o sentido e a pertinência de enunciados, materiais, formatos de acção no desenvolvimento de práticas em educação artística;
  • Explorar e experimentar em contextos de investigação-acção a repetição de enunciados, materiais e formatos pedagógicos já existentes e produção de novos;
  • Estabelecer uma rede local, nacional e internacional de investigação em educação artística.

Coordenador(es) de Projeto Catarina Martins
Data de Início - Fim 2017-05 / 2022-12
Output Evento
(English) European Educational Research Association: NETWORK 29 – Research on Arts Education

Evento
Sessão de discussão: Road Map for Arts Education e Seoul Agenda

Evento
INTERNATIONAL MEETING ON MUSEUM EDUCATION AND RESEARCH

Evento
Primeiras Jornadas em Educação Artística

Evento
International Meeting on Museum Education & Research

Evento
NW29: Arts Education Winter School

Evento
5º Encontro Internacional sobre Educação Artística

Evento
4ei_ea encontro internacional sobre educação artística

Evento
3rd Conference on Arts-Based Research and Artistic Research

Publicação
(Im)possibilities and challenges of the arts in primary education. Can the art educator be a virus?

Publicação
(English) Genealogy as History: From pupil to artist as the dynamics of Genius, Status and Inventiveness in art education in Portugal.

Publicação
(English) The Theoretical And Conceptual Tools of Michel Foucault: What Can Art Education Researchers And Art Educators Take From These Analysis?

Publicação
Arte + Educação ≠ Educação Artística

Publicação
Investigar em Educação Artística: a História do Presente como a possibilidade de desnaturalizar alguns lugares comuns

Publicação
Modos de ver a escola: a produção de subjectividades dentro de espaços educacionais

Publicação
Arts Education in Portugal in the Eighteenth and Nineteenth Centuries: Drawing and the Governing of the Student

Publicação
The Arts in Education as Police Technologies. Governing the Child’s Soul

Publicação
The fabrication of the chameleonic citizen of the future: Arts education in the advanced liberal society

Publicação
The «Eventualizing» of Arts Education. Introduction by Catarina Silva Martins & Thomas S. Popkewitz (Editors)

Publicação
(English) Genealogy as History: From pupil to artist as the dynamics of Genius, Status and Inventiveness in art education in Portugal

Publicação
(English) Genius as an historical event and its making as a statistical object and instrument for governing in school

Publicação
(English) Time, Drawing, Testing: The Making Up Of The Developmental Child And The Measuring Of The Nation’s Development

Publicação
“E agora, vai voltar tudo a ser como era?” Por uma crítica às artes na educação

Edição
6th Encounter of Practices of Research in Arts Education (E-Book)

Edição
(English) IMMER #1

Edição
Derivas #04

Edição
Derivas #03

Edição
Derivas #02

Edição
Derivas #01

Edição
À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística

Edição
II Encontro de Práticas de Investigação em Educação Artística

Participação
A Disobedient School?: a Genealogy of Some Pedagogical Practices

Participação
(English) LABEA – Research Laboratory in Arts Education