Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas

Situado no Sertão pernambucano (Salgueiro, PE) Conceição das Crioulas é um Quilombo singular por ter conquistado através da sua luta de valorização da sua dignidade, pela restituição da terra, por uma educação diferenciada, pela saúde e por melhores condições de vida, um reconhecimento da sua história, da dignidade de sua identidade e um apreço por suas artes e seus saberes.

A colaboração do ‘movimento intercultural IDENTIDADES’, bem como da UFPE e da URCA, ao longo dos tempos, envolvem a congregação de vontades de um conjunto de instituições universitárias para a realização de um ‘Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas’. Um ‘encontro’ que possibilite a realização de um conjunto diversificado de acções artísticas, promovendo um acontecimento significativo de onde irradiem experiências pessoais e aprendizagens colectivas, para o interior da comunidade e para quem nele participar.

O aniversário da AQCC contitui-se como evento comemorativo que fornece o ‘sentido’ ao acontecimento e lhe acrescenta a ‘festa’.

O ‘Encontro’ reconhecendo a história da comunidade, a determinação colectiva e o descernimento político com que determina suas lutas pela pela dignidade de sua história de singularidade de sua identidade, pela terra, pela educação, pela saúde,  por melhores condições de vida, inscreve-se claramente em procedimentos que suspendem o exercíco de autoridade que os ‘saberes académicos’, os ‘saberes artísticos’ e os de ‘especialismo’ comportam, para uma relação colaborativa de afectividade, de descoberta entre iguais, de ‘encontro’.

Um ‘Encontro’ que promove a aproximação entre a comunidade e um conjunto de professores e estudantes, de um alargado grupo de universidades inter-estaduais e internacionais, proporcionando oportunidades singulares para se provocar o presente programa participativo conjunto, de acção/investigação educativa e cultural.

Coordenador(es) de Projeto Prof. Dr. José Paiva
Núcleo de Investigação Núcleo de Educação Artística (NEA)
Data de Início - Fim 2017-09
Financiamento Movimento Intercultural Identidades, i2ADS - Instituto de Investigação de Arte e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto,
PDF Cartaz
PDF Programa