Da impressão ao livro de artista

Encontro sobre o Livro de Artista e Contextos de Edição na FBAUP.

ed. Marta Aguilar Moreno(LAMP, ES ) Teresa Almeida

O Encontro articula-se em torno de uma vontade em lançar as bases para a abordagem prática e teórica ao livro de artista e contextos de edição. É um programa de quatro dias, com atividades diversas como demonstrações abertas ao público, workshops de edição, publicação de um catálogo , palestras e inauguração de duas exposições, com especial destaque para a exposicao “Da Impressão ao Livro de Artista”, a inaugurar dia 27 de abril, no Museu da FBAUP.

Para alargar o debate, lançar um olhar crítico e refletir sobre a natureza dos livros em questão, é necessário conhecer as ferramentas e os princípios de produção que agilizam o pensamento e a sua formalização. E este último aspeto, central neste encontro, leva-nos a mostrar os modelos de criação atualmente em curso, na sua componente prática, oficinal, com as suas diferenças relativas aos contextos geográficos de origem, num acesso direto aos interlocutores e aos exemplares impressos. A questão não é pois exclusivamente da sua definição, e das suas possíveis tipologias, mas sim da instigação direta à produção num contexto altamente especializado e académico, diretamente vinculado às práticas da edição de autor, nas quais se destacam as habituais tecnologias classicas de impressão da gravura. Essa questão nem sempre evidente de que a criação artística beneficia de formatos que permitam, desde logo, a adaptação tecnológica, processual e formal das pesquisas introduzidas aos projetos criativos em curso. Para os participantes, este encontro é um laboratório compacto de criatividade, experimentação e aplicabilidade.

O programa foi antecipado em varias semanas por varias actividades de edicao e a decorrerem nas oficinas de tecnicas de impressao, com clara aposta nos formatos de programa de artista em residencia para desenvolvimento de projetos editoriais.

A curadoria conjunta de exposicao sobre livros de artista e auto edicao resultou na apresentacao de projetos editoriais Vale da morte, Frigia, Chinese room e contou com a participacao de  artistas e estudantes de pos graduacao  Miguel Moreira, Alcina Carneiro, Pedro Sequeira, Elisabete Amaral, Celia Esteves, Diogo Tudela, Carlos Mesquita, Júlio Dolbeth, André Alves, Cláudia Lopes, Rui Vitorino Santos e José Cardoso. Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto, Abril 2012

Coordenador(es) de Projeto Graciela Machado
Data de Início - Fim 2012-04