Atlas: Gabinete de Desenhos & Gravuras da FBAUP

Este projeto está a ser desenvolvido através de uma candidatura aprovada ao “Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais” da Fundação Calouste Gulbenkian e que tem como objetivo a recuperação, tratamento, organização e acessibilidade pública e divulgação de acervo de Desenhos e Gravuras da FBAUP do período compreendido entre 1958 e 2012.

Resumo do Projeto:

Nas últimas 4 décadas, os docentes de Desenho e Gravura têm vindo a recolher nas suas aulas, desenho e gravuras, exercícios e propostas de trabalho realizados pelos estudantes. Este material, algum de artistas emergentes e de renome, tem sido em parte reservado em gavetas e mostrado a novos estudantes para ilustrar ou clarificar práticas idênticas.

O projeto pretende reunir, inventariar e preservar o extenso espólio, permitindo restabelecer e fortalecer a memória pedagógica e artística do ensino do Desenho e da Gravura da FBAUP, a partir de exemplares das últimas décadas do séc. XX e XXI ausentes na coleção FBAUP.

Por outro lado, este projeto pretende promover a investigação por via de dois portais electrónicos, de exposições cíclicas e acessibilidade de consulta direta do acervo na FBAUP, articulando-as com os 2º e 3º ciclos, com outras instituições e museus nacionais.

Coordenador(es) de Projeto Cláudia Amandi
Data de Início - Fim 2012-11 / 2013-09