Água: Porto-Barcelona

Projecto de investigação bilateral entre as Faculdades de Belas Artes do Porto e de Barcelona

A água é um dos elementos naturais de maior poder de sugestão que possui a arte. Transparente, incolor, fluido de propriedades, em estagnação ou em movimento, calma, agitada, com reflexos, e com uma multiplicidade de variadas presenças, faz com que se assuma como referente estético nas artes plásticas desde a antiguidade. Condição necessária para a vida, é também o símbolo por excelência desta.

A água foi, pois, escolhida como nexo de relação, intercâmbio, estudo e transmissão de conhecimento pelos coordenadores do projecto bilateral de investigação das Faculdades de Belas Artes do Porto e de Barcelona: António Quadros Ferreira e Domènec Corbella, respectivamente.

As cidades de Porto e Barcelona estão separadas por um bom número de quilómetros de terra e outras circunstâncias, que as tornam distantes, e possivelmente desconhecidas, no entanto as correntes de água dos mares Mediterrâneo e Atlântico unem-as permanente-mente. Seja como for, e tendo em conta a abordagem académica produzida pelos dois coordenadores, pensa-se que Água poderia constituir o argumento ou nexo de união de um projecto de investigação experimental, prático e teórico.

Os desenhos serão acompanhados por textos discursivos, de onde se registem as razões e a análise da motivação, o conceito, o processo e todos os outros aspectos que possibilitem tornar possível a criação gráfica de cada uma das séries gráficas desenvolvidas.

Este projecto culminará com a co-edição de uma publicação do tipo de livro de artista, com desenhos inéditos e as suas análises escritas, por parte dos membros participantes neste projecto das Universidades do Porto e de Barcelona, António Quadros Ferreira, Mário Bismarck, José Vaz, e Paulo Almeida (Porto), Domènec Corbella, Rosa Vives Piqué, Pep Mata i Benedicto, e Atilio Doreste (Barcelona).

Coordenador(es) de Projeto António Quadros Ferreira, e Domènec Corbella
Data de Início - Fim 2012-03