[:pt]Água: Porto-Barcelona[:en]Water: Porto-Barcelona[:]

[:pt]

Projecto de investigação bilateral entre as Faculdades de Belas Artes do Porto e de Barcelona

A água é um dos elementos naturais de maior poder de sugestão que possui a arte. Transparente, incolor, fluido de propriedades, em estagnação ou em movimento, calma, agitada, com reflexos, e com uma multiplicidade de variadas presenças, faz com que se assuma como referente estético nas artes plásticas desde a antiguidade. Condição necessária para a vida, é também o símbolo por excelência desta.

A água foi, pois, escolhida como nexo de relação, intercâmbio, estudo e transmissão de conhecimento pelos coordenadores do projecto bilateral de investigação das Faculdades de Belas Artes do Porto e de Barcelona: António Quadros Ferreira e Domènec Corbella, respectivamente.

As cidades de Porto e Barcelona estão separadas por um bom número de quilómetros de terra e outras circunstâncias, que as tornam distantes, e possivelmente desconhecidas, no entanto as correntes de água dos mares Mediterrâneo e Atlântico unem-as permanente-mente. Seja como for, e tendo em conta a abordagem académica produzida pelos dois coordenadores, pensa-se que Água poderia constituir o argumento ou nexo de união de um projecto de investigação experimental, prático e teórico.

Os desenhos serão acompanhados por textos discursivos, de onde se registem as razões e a análise da motivação, o conceito, o processo e todos os outros aspectos que possibilitem tornar possível a criação gráfica de cada uma das séries gráficas desenvolvidas.

Este projecto culminará com a co-edição de uma publicação do tipo de livro de artista, com desenhos inéditos e as suas análises escritas, por parte dos membros participantes neste projecto das Universidades do Porto e de Barcelona, António Quadros Ferreira, Mário Bismarck, José Vaz, e Paulo Almeida (Porto), Domènec Corbella, Rosa Vives Piqué, Pep Mata i Benedicto, e Atilio Doreste (Barcelona).[:]

[:pt]Coordenador(es) de Projeto [:en] Project Coordinator(s)
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function more_fields() in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-project.php:20 Stack trace: #0 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(724): require() #1 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(671): load_template('/home/i2ads/pub...', false) #2 /home/i2ads/public_html/wp-includes/general-template.php(168): locate_template(Array, true, false) #3 /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/single-project.php(6): get_template_part('content-single-...', '') #4 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template-loader.php(78): include('/home/i2ads/pub...') #5 /home/i2ads/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/i2ads/pub...') #6 /home/i2ads/public_html/index.php(17): require('/home/i2ads/pub...') #7 {main} thrown in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-project.php on line 20