Um novo olhar sobre as Artes Visuais na Educação Pré-escolar: um desafio da contemporaneidade

Numa sociedade em transformação, aberta e global, as estratégias de ensino-aprendizagem têm de se adaptar, repensar e evoluir de acordo com o paradigma da educação contemporânea. Educar, neste âmbito, implica atender às expectativas da sociedade para construir conscientemente uma trajetória pedagógica que vise o desenvolvimento integral do indivíduo, dotando o educando das ferramentas necessárias para que se torne um observador atento, crítico, consciente e competente e um agente interventivo na sociedade onde está inserido.
Tendo em consideração este pressuposto e as novas orientações curriculares para a Educação Pré-escolar que datam de 2016, decorre a necessidade de (re)pensar a forma como a educação artística, à luz destas transformações, pode ser concebida e implementada nesta valência através de um conjunto de aprendizagens centradas no desenvolvimento de competências cognitivas, éticas e de valores e sociais, que permitam às crianças: a) conhecer o património cultural e artístico como um processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a sensibilidade estética; b) conhecer processos criativos e artísticos como meio de desenvolver a literacia artística, fundamental para interpretar o património que integra a sociedade em que estão inseridas; c) viver experiências culturais/artísticas que são vitais e enriquecedoras, conhecendo-se, conhecendo o outro e o meio onde se encontram; d) contactar com práticas expressivas, artísticas e culturais fundamentais para o desenvolvimento integral da pessoa; e) conhecer, compreender e utilizar os elementos da linguagem artística com fins comunicativos; f) apreciar, valorizar e respeitar o legado artístico atual e o trabalho dos artistas para o desenvolvimento sustentável.
O estudo que se pretende apresentar, descreve, de forma global, um projeto vocacionado para o desenvolvimento sustentável na Educação Pré-escolar de onde emergem os seguintes objetivos: i) Conceber e implementar um conjunto de propostas artísticas relacionadas com a cidadania; ii) Compreender qual o impacto das atividades propostas na aprendizagem das crianças.
O projeto reúne um conjunto de atividades relacionadas com diferentes temas que integram a sociedade atual e que visam fomentar práticas interdisciplinares, rompendo uma lógica fragmentária. Estas atividades recorrem à utilização de recursos digitais para as crianças pesquisarem ou obterem respostas ou, ainda, como instrumento de trabalho artístico fomentando a pesquisa/investigação como forma de aprendizagem pela descoberta, tendo em consideração um caráter lúdico e heurístico com o objetivo de motivar para a aprendizagem. Pretende-se com o projeto promover o desenvolvimento de um caráter humanista e personalista, colocando a criança no centro da aprendizagem. De caráter transversal e flexível, as atividades almejam ser desafiadoras de múltiplos saberes através de metodologias ativas de colaboração, de reflexão e de participação, possibilitando atitudes e comportamentos informados, autónomos, responsáveis e solidários e visam promover de forma integrada as diferentes linhas orientadoras sugeridas para a educação pré-escolar, bem como dar a conhecer as investigações mais recentes na área da educação artística.
A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada tendo em consideração uma amostra de 440 crianças e 20 educadores de infância. Os instrumentos de recolha de dados passaram pela realização de entrevistas semiestruturadas aos educadores e pela observação direta das atividades realizadas pelas crianças. Os resultados indicam que as atividades colocadas em prática revelaram ter sido fundamentais para a aquisição de diversas competências relacionadas com o desenvolvimento integral da criança, nomeadamente, a criatividade, a expressão e comunicação, a cooperação, o pensamento crítico e a compreensão das artes no contexto e possibilitaram aos educadores uma nova forma de trabalhar, centrada na inovação pedagógica, apostando em processos e não apenas em produtos, em trajetos e não apenas em metas, que nos permitem encontrar outras formas de organizar e viver a educação através da arte capaz de atender às exigências da contemporaneidade e aos processos de permanente mudança.

Título do Evento Congresso de Investigação em Educação Artística
Título da Comunicação Um novo olhar sobre as Artes Visuais na Educação Pré-escolar: um desafio da contemporaneidade
Data 3 de Novembro de 2017
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