Testemunhas Apesar de Si: Desenho e Testemunho num Contexto Performativo

RESUMO

Em Maio de 2012, uma obra em três atos foi realizada em torno da reconversão do complexo industrial abandonado da Oliva, em S. João da Madeira. A apresentação de “Matching Body and Building”, um dos atos feito sem audiência, ficou irremediavelmente comprometida quando as imagens filmadas durante o acontecimento se perderam. Desde então, esta perda esteve na origem de um trabalho de reapropriação e inscrição, pelo desenho, da relação performativa original entre o corpo e a arquitetura industrial.
Se a inevitabilidade deste desaparecimento pode ser articulada num dos mais influentes discursos sobre a ontologia da performance, a perca das imagens que a sustentam revela, contudo, uma vulnerabilidade fundamental: a de que a memória sobre o que de facto ocorreu está em parte fora de nós. E isso também significa que a perceção do acontecimento é fortemente mediatizada por documentos reprodutíveis, não podendo ser definida apenas na singularidade do seu momento.

Esta comunicação explora o papel do desenho na construção do conhecimento da performance, situando-o entre a documentação e o desaparecimento. Procura-se articular um discurso entre os dois corpos de desenhos que acompanharam “Matching Body and Building”: os desenhos de protocolo usados no planeamento da ação e os desenhos de redocumentação da experiência vivida. Situam-se estes desenhos no debate sobre os paradoxos da documentação performativa, e abordam-se as influências que as noções de espectro (Derrida) e rumor calculado (Allan Kaprow) tiveram na sua génese. Discute-se o desenho como mimésis da ação, recuperando a conceção tripartida da mimésis de Paul Ricoer como processo interpretativo da performance original. Com base em Paul Ricoeur, reflete-se sobre a condição testemunhal do desenho, entre a historiografia e a ficção narrativa da performance, com a qual se constrói uma relação dialógica com a audiência, para reescrever uma realidade tornada inacessível à descrição direta.

Título do Evento Encontro Sweatbox: Imagens para uma Estratégia Plural do Desenho e(m) Investigação
Título da Comunicação Testemunhas Apesar de Si: Desenho e Testemunho num Contexto Performativo
Data 14 de Abril de 2016
URL Link