Porto através do jogo. Uma construção lúdica para o Museu Casa do Infante

Resumo

Utilizar o lúdico como recurso para que crianças interajam com o museu, neste caso, a Casa do Infante, e vivenciem o Porto sobre outra perspectiva. Esta é a temática desta pesquisa que, para tanto, busca sua fundamentação em campos como a pedagogia, museologia, geografia cognitiva e comunicação visual. Na primeira parte, focamos as relações entre a pedagogia e o lúdico; na segunda, discutimos a construção subjectiva de um local; na terceira contextu- aliza-se a transformação da instituição museu e a busca por novos públicos, e em particular, as crianças; e finalmente, a quarta e última parte propõe, a partir dessas abordagens teóricas, a criação do objecto em questão, “Porto através do jogo: uma construção lúdica para o Museu Casa do Infante”, destinado ao público infantil entre os 6 e 11 anos de idade.

Palavras-chave

Criança, lúdico, educação, design, museu, lugar

Abstract

Using play as a resource so that children interact with the mu- seum, in this case, the Casa do Infante, and experiencing the Porto on another perspective. This is the theme of this research that seeks its justification in fields such as education, museol- ogy, cognitive geography, and visual communication. In the first part, we focus the relationship between education and play; in the second, we discuss the subjective construction of place; in the third the context is the transformation of the museum institu- tion and the search for new audiences, particularly the children; and finally, the fourth and last part propose, from these theorical approaches, the creation of the object in question, “Porto through the game: a playful construction for Casa do Infante,” destined to childs between 6 and 11 years of age.

Keywords

Children, playful, education, design, museum, place