Comunicações, Palestras e Júris

Comunicações e Palestras

18 de Julho 2012 : O Caderno e o Arquivo – o espaço das coisas, Cláudia Amandi, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, ENCONTROS ESTÚDIO UM: TEMAS E OBJETOS DO DESENHO #3: Arquivo. Projeto organizado por Paulo Freire de Almeida e Miguel Bandeira Duarte;

18 de Maio 2012 : Colóquio O Mundo é feito por nós? Questionar a Arte e a Ciência em tempo de crise – Arte e Ciência: Dois universos? Casa Museu Abel Salazar. Iniciativa integrada na comemoração do Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus no mundo em mudança: novos desafios, novas inspirações”; Organizador e moderador: Manuel Valente Alves;

Março 2012 : Funções e Tarefas do Desenho no Processo Criativo – Apresentação dirigida a estudantes de Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, FBAUP;

Abril 2011 : Funções e Tarefas do Desenho no Processo Criativo – Apresentação dirigida a estudantes de Doutoramento em Arte e Design, FBAUP;

Março 2011: Processos Metodológicos utilizados na Tese Doutoral – Apresentação dirigida a estudantes de Doutoramento de Educação Artística, FBAUP;

25 de Março 2009 : Investigar em Desenho – O Estado das Coisas, organizada pelo Grupo de Desenho da FBAUP, FAUP, EAUM, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto;

18 de Março 2009 : Conversa com a artista Cláudia Amandi, Estúdio Um, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho;

28 de Setembro 2006: Desenho como Processo, o Livro de Artista, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho;

2005 : O uso do Desenho no Processo Artístico – Ângelo de Sousa e Cláudia Amandi. Conferência dirigida ao Mestrado de Prática e Teoria do Desenho (Ed. 2004/2005) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como artista convidada.

Júris

Maio 2013 : Prémio Casa das Ciências – Classe Imagem – Desenho Educativo.
Portal Gulbenkian para Professores. Materiais educativos de professores para professores validados científica e pedagogicamente. Júri constituído pelos seguintes membros: José Ferreira Gomes – Coordenador do Projeto, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Pedro Salgado – Professor do Mestrado de Ilustração Científica da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Mário Bismarck – Professor da Faculdade de Belas Artes do Porto; Cláudia Amandi – Professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Maio 2013 : Prémio Casa das Ciências – Classe imagem – Fotografia Educativa
Portal Gulbenkian para Professores. Materiais educativos de professores para professores validados científica e pedagogicamente. Participação no júri constituído pelos seguintes membros: José Ferreira Gomes – Coordenador do Projeto, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Susana Marques – Professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Manuel Valente Alves – Diretor do Museu de Medicina da Universidade de Lisboa; Cláudia Amandi – Professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Dezembro 2011 : Júri Prova de Mestrado
Arguente da Prova de Mestrado de Miguel Luís de Matos Moreira: A emergência do alegórico no desenho Ou a construção do significado na Ilustração conceptual figurativa. Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão.

Julho 2011 : Júri Prova de Mestrado
Arguente da Prova de Mestrado de Mário Vitória: Escrevendo no Verso das Folhas: Diário Gráfico como Ferramenta de Trabalho no Ensino das Artes Visuais. Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (MEAV – FBAUP)

Fevereiro 2011 : Membro do júri no IJUP’11 – 4 º Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto, Reitoria da Universidade do Porto