Comunicações e palestras

2013 – Is there something bad here? – “outras imagens” nos interstícios da ficção cinematográfica, AVANCA | CINEMA 2013:
Conferência Internacional Cinema – Avanca, Portugal.
2013 – Ficções do lugar-imagem: uma geografia desfocada, 1º Encontro de Arte e Intermídia da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Porto, Portugal.
2012 – Objetos para a perda (com Teresa Luzio), PAR – Para pensar a Representação, Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha, Portugal.
2010 – Notas sobre a curadoria do Panorama SESC de Artes Visuais (com Gabriela Motta), Galeria SESC, Jaraguá do Sul, Brasil.
2009 – Alguma vontade de resposta: notas sobre processos artísticos na arte contemporânea. Museu de Arte de Joinville – Joinville, Brasil.
2009 – Grande Hotel (O artista fala de sua obra), Museu de Arte de Santa Catarina – Florianópolis, Brasil.
2009 – A paisagem no espelho é retrato, o retrato no espelho é paisagem: diálogos visuais entre Machado de Assis e Guimarães Rosa. Fundação Hassis – Florianópolis, Brasil.
2009 – Os espaços de arte e as políticas culturais (Rede Nacional Funarte de Artes Visuais: Seminário Santa Catarina), Fundação Hassis – Florianópolis, Brasil.
2008 – A travessia do horizonte pelo buraco da agulha (conferência sobre a exposição “Real e de Viés” de Álvaro Diaz), Museu de Arte de Joinville – Joinville, Brasil.
2008 – O texto-imagem nas práticas artísticas contemporâneas. Universidade do Planalto Catarinense – Lages, Brasil.
2007 – 2ª Natureza: encontro com o artista, Museu Victor Meirelles – Florianópolis, Brasil.
2004 – Paisagem Programada (Projeto de Extensão “Imagem e Movimento”), Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis, Brasil.
2003 – Os Segredos da Boa Fotografia (O artista fala de sua obra), Museu de Arte de Santa Catarina – Florianópolis, Brasil.
2003 – Intervenções artísticas no espaço urbano: seminário projeto Perdidos no Espaço (com o grupo Vaca Amarela), III Fórum Social Mundial – Porto Alegre, Brasil.
2001 – Passagens da Gravura Contemporânea (com Nara Milioli Tutida): 11º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – Florianópolis, Brasil.