Geração Y

Curadoria | Horácio Frutuoso e João Drumond
Local | Paços do Concelho (C.M.P.),Porto
Datas | 19.03.2015 – 23.06.2015

Dizer-se que esta é uma geração narcisista, ‘Me Me Me’, dá a entender – erradamente – que se promovem a si mesmos por vaidade, que é como quem diz por escolha. Se muita gente foi obrigada a ser pudica durante o período Vitoriano, quase toda a gente é obrigada neste momento a ter uma vida pública, a escolher uma foto de perfil, a comentar as identidades públicas de amigos, e dessa nova categoria que são os amigos do facebook. Dantes havia aquelas pessoas que se conheciam de vista, que saíam nos mesmos sítios que nós, das quais conhecíamos talvez o nome, mas com as quais, por qualquer razão, nunca falávamos; agora estremecemos ao reconhecer na rua um amigo do facebook. (Mário Moura, 2015)

AND ATELIER
ATLAS PROJECTOS
BRUNO ZHU
DÁRIO CANNATÀ
DIANA CARVALHO
JÉRÉMY PAJEANC
JOÃO SOBRAL
MÁRCIA NOVAIS
MARIA TRABULO
PEDRO HENRIQUES
SVAR
WETHEKNOT

y [why?] reúne artistas visuais e designers portugueses da última geração do séc. XX. Denominada ‘Geração y’, Milenar ou Geração da Internet, compreendende indivíduos nascidos entre a década de 1980 e o ano de 2000, o final do segundo milénio. Defini-los passa talvez por abordar questões como a globalização, a internacionalização, a emigração, a precariedade, mas também a forma como estes jovens adultos foram moldados pelas novas tecnologias digitais de comunicação e automatização. Incontornavelmente, a Internet moldou comportamentos, hábitos sociais e criou novas possibilidades de acesso à informação e publicação independente. De que forma estas circunstâncias influenciaram os seus percursos académicos, profissionais e pessoais? Em y – leia-se porventura [why?] – os 12 participantes, divididos entre o Porto, Lisboa, Londres, Paris, Berlim, Amsterdão e Viena, interrogam-se sobre o significado da circunstância de pertencerem à mesma geração de portugueses.

Co-produzida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, a Associação Cultural Saco Azul e a dupla Drumond Frutuoso, a exposição estará patente no edifício dos Paços do Concelho entre 20 de Março e 25 de Junho de 2015. Será anunciada brevemente a data da conversa aberta a realizar-se no decorrer da exposição onde também será lançado um catálogo.

Casa-Trabalho-Casa / Home-Workplace-Home, 2015

Some slides of the projection