Workshop: Introdução aos Processos e Métodos da Banda Desenhada

25 euros para a comunidade UP/i2ADS
30 euros para o público em geral
Número máximo de inscrições: 20 / Número mínimo de inscrições: 12
Inscrições a partir de 10 de abril na Tesouraria da FBAUP.
Contacto: Felícia Teixeira <fteixeira@i2ads.up.pt>

Sinopse
Neste curso serão abordados, em duas sessões, alguns dos processos e métodos geralmente utilizados em banda desenhada, para criar e planificar histórias curtas. A primeira sessão incidirá sobre a problemática do desenho de espaço em banda desenhada, onde serão ensinadas diversas técnicas para representar correctamente a perspectiva, a luzsombra e a figura humana, de memória. Nesse mesmo exercício será feita uma primeira abordagem à escrita para banda desenhada, explorando os diversos tipos de a relação entre o texto e imagem. Na segunda sessão irá partir-se de um argumento escrito em discurso directo, para a planificação e esboço de uma banda desenhada auto-conclusiva de uma só prancha. Será objecto de estudo a expressão corporal e facial duma personagem e a representação da figura no espaço.

23 de Maio, das 15 às 18h / Sessão I – 3 horas
– O desenho de espaço em banda desenhada: perspectiva, luz e sombra
– Os diversos tipos de relação entre o texto e a imagem

25 de Maio / Sessão II – 3 horas
– A escrita de um argumento de banda desenhada em discurso directo
– Planificação duma banda desenhada autoconclusiva, de uma prancha
– A expressão corporal e facial duma personagem
– A ilustração dum texto narrativo

Material necessário: folhas A3 de máquina, cavalinho e papel vegetal; lápis, borracha, canetas pretas finas e grossas, corrector, tesoura, x-acto e cola.

Marco Mendes
——————————————————
Coimbra, 1978. Licenciado em Design de Comunicação (Artes Gráficas) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2002. Autor de banda desenhada, ilustrador e artista plástico. Professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, no Curso de Design da Universidade de Aveiro, nos cursos de Introdução ao Desenho e Desenho Avançado do Clube de Desenho, no Porto, e do Curso de Licenciatura em Banda Desenhada e Ilustração da ESAP-Guimarães.
Fundou com Miguel Carneiro o colectivo artístico e editorial A Mula, em 2006. Responsável pela publicação de diversas antologias de banda
desenhada, ilustração e artes plásticas, bem como por inúmeras exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro. Publicou em 2008 o livro Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas, pela Plana Press, e prepara para  2012 o lançamento da novela gráfica Diário Rasgado.