The “Untitled” Workshop, Barbara Holub

Quinta e Sexta 28 e 29 de Abril, 2016, FBAUP

Workshop com base na performance seminal de John Cage “Untitled“, de 1952, no Black Mountain College.

O método de “time brackets (intervalos de tempo)”, que John Cage introduziu na altura pela primeira vez, foi muito influente para a performance, para as gerações seguintes, não só para os artistas de performance.

O método enfatiza uma aparência arbitrária de acção que (de acordo com a pontuação / duração de tempo atribuída) de repente pára, a fim de reaparecer; as acções paralelas não têm qualquer referência entre si, sobrepõem-se causalmente, possíveis relações que poderiam ser percebidas são criadas pelo acaso.

Esta performance é ainda relevante no contexto actual na Europa e no mundo, já que o Black Mountain College, possivelmente a escola de arte mais influente da altura, foi criado por refugiados, ou seja, pessoas que fugiram da Europa nazi. Barbra Holub irá relacionar este método com o clima de impotência perante as terríveis decisões políticas da situação actual na Europa e discutirá de que forma o método e a estrutura “time brackets” pode funcionar no espaço público, nomeadamente no Jardim da Faculdade. Outros espaços porderão ser acordados entre todos.

A participação é livre para os estudantes da Faculdade sujeita ao número máximo de 20 estudantes. Inscrições até Quarta feira 27 de abril respondendo a este email colocando no topo o vosso Nome e Curso.

Quinta 28 de Abril, 2016

14:00 – 15:30 – Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos

Apresentação do Workshop | Presentation of Workshop

16:00 – 17:30 – Aula Magna