The “Untitled” Workshop, Barbara Holub

Quinta e Sexta 28 e 29 de Abril, 2016, FBAUP

Workshop com base na performance seminal de John Cage “Untitled“, de 1952, no Black Mountain College.

O método de “time brackets (intervalos de tempo)”, que John Cage introduziu na altura pela primeira vez, foi muito influente para a performance, para as gerações seguintes, não só para os artistas de performance.

O método enfatiza uma aparência arbitrária de acção que (de acordo com a pontuação / duração de tempo atribuída) de repente pára, a fim de reaparecer; as acções paralelas não têm qualquer referência entre si, sobrepõem-se causalmente, possíveis relações que poderiam ser percebidas são criadas pelo acaso.

Esta performance é ainda relevante no contexto actual na Europa e no mundo, já que o Black Mountain College, possivelmente a escola de arte mais influente da altura, foi criado por refugiados, ou seja, pessoas que fugiram da Europa nazi. Barbra Holub irá relacionar este método com o clima de impotência perante as terríveis decisões políticas da situação actual na Europa e discutirá de que forma o método e a estrutura “time brackets” pode funcionar no espaço público, nomeadamente no Jardim da Faculdade. Outros espaços porderão ser acordados entre todos.

A participação é livre para os estudantes da Faculdade sujeita ao número máximo de 20 estudantes. Inscrições até Quarta feira 27 de abril respondendo a este email colocando no topo o vosso Nome e Curso.

Quinta 28 de Abril, 2016 

14:00 – 15:30 – Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos

Apresentação do Workshop | Presentation of Workshop

16:00 – 17:30 – Aula Magna

Bodied Spaces – conversa com Barbara Holub e Ana Rita Teodoro

Sexta 29 de Abril, 2016

14:00 – 18:00 – Sala 401, Pavilhão Carlos Ramos, Jardim da Faculdade, outros locais | other places

Ensaio – Acções | Rehearsal – Actions

Barbara Holub é uma artista que trabalha em Viena, Austria. Em 1999, fundou transparadiso (t) com Paul Rjakovics, uma colaboração entre arte, arquitetura, design urbano e intervenção urbana. Foi membro do conselho editorial de dérive _magazine para pesquisa urbana, Viena, desde 2001; membro de Public Arts Committe of Lower Austria de 2005 a 2007; presidente de Secession, Viena, de 2006 a 2007. Holub foi professora convidada na Universidade de Ilinois em Chigago e encontra-se a dirigir o projeto de pesquisa “Planning Unplanned_Towards a New Position of Art in the Context of Urban development” no Instituto de Arte e Design, Viena University of Technology. www.transparadiso.com / www.urban-matters.org