Teresa Dillon e Danja Vasiliev > Master class + Workshop > 8 Abril

Master Class com Teresa Dillon e Danja Vasiliev
Utopia é predominantemente definida como um lugar, espaço ou condição, idealmente perfeita, onde as condições sociais e morais são equilibradas e a participação é igualitária. Pelo contrário, visões distópicas vêem esta perfeição como uma ilusão, que é mantida e controlada por diversas infra-estruturas técnicas e sócio-culturais. A cultura em rede levou a várias revisões destas narrativas utópicas-distópicas, questionando as noções de vigilância, liberdade e expressão humana.
Teresa Dillon e Danja Vasiliev apresentam os seus projectos individuais e discutem as implicações sócioculturais e geopolíticas das nossa vidas em rede. Os trabalhos a apresentar engenharia crítica, performance, ‘hacking’ e humor como estratégias intervencionistas, que nos permitem construir alternativas às perspectivas dualistas ou dominantes sobre a rede.

A master class irá se realizar no dia 8 de Abril, às 17h00 na aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Serve From Home Workshop com Danja Vasiliev
Troca de ficheiros tem sido um tópico controverso desde o início da internet. Hoje, a partilha de ficheiros ‘peer-to-peer’ é quase sinónimo de pirataria – contudo é apenas uma forma de partilhar informação entre dois computadores.

– Como partilhar ficheiros de forma fácil e simples?
– Como permitir que alguém transfira um ficheiro directamente do vosso computador?
– Como evitar a utilização de serviços comerciais como Google Docs, Vimeo ou Dropbox para partilhar imagens, textos ou vídeos?
– Existe maneira de ultrapassar a ‘nuvem’ e distribuir o vosso conteúdo directamente mantendo o controle da distribuição?

Na sequência da Master Class, Danja Vasiliev abordará estas questões e demonstrará como transformar um computador pessoal, ou até um dispositivo ‘Android’ num servidor dedicado.

O workshop irá se realizar no dia 8 de Abril, das 14h30 às 16h, na sala 43 do pavilhão sul da FBAUP.
É gratuito tendo o limite máximo de 25 vagas. Inscrições junto do i2ADS – office@i2ads.up.pt