Submissão de projectos: DRAWER

Encontra-se aberto o período de submissão de projectos para a exposição DRAWER – objectos quase, proposta do atelier dasduasuma no âmbito da 1ª Edição da Trienal Movimento Desenho’12.

Data limite para envio de propostas: 20 de Setembro 2012

Para mais informações consulte o material de divulgação disponibilizado na sua Instituição de Ensino ou em www.dasduasuma.pt

> QUEM PODE PARTICIPAR?

A submissão de propostas é dirigida a todos os alunos dos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado, directamente relacionados com as áreas Design de Produto, Design Gráfico e Design Multimédia inscritos no ano lectivo 2011/2012 numa das Instituições de Ensino Superior parceiras da Trienal Desenha’12 nesta edição (lista disponível no Regulamento). A participação é individual.

> COM QUE PROJECTOS?
Cada candidato pode submeter no máx. 2 projectos.As propostas submetidas devem ser esboços, desenhos preparatórios, maquetes, modelos e modelações tridimensionais de projectos não concretizados. Compreende-se por projectos não concretizados, aqueles projectos que por motivos conceptuais, projectuais, funcionais ou económicos, nunca foram produzidos, comercializados ou mostrados publicamente.

> EM QUE DATAS?
21/Set. Data limite para envio de propostas
10/Out. Data limite para recepção de confirmação de participação

O que é a Trienal Movimento Desenho´12?

A Trienal Movimento® Desenho 2012 realiza a sua 1ª edição no período entre 15 de Outubro e 15 de Dezembro deste ano. Será o primeiro evento a nível nacional a eleger o Desenho português como protagonista, tendo o objectivo de dar uma visão ampla sobre o Desenho em todas as suas manifestações materiais e artísticas, sem excluir qualquer suporte ou riscador. Para tal, foi criada uma rede nacional de autores, associações, centros culturais, escolas, faculdades, fundações, galerias e instituições privadas e públicas que se tornaram parceiros da Trienal e construíram sinergias para criação de projectos. Mais informações em www.trienalmovimento.org/

Quem organiza esta exposição?
O atelier dasduasuma, enquanto parceiro da Trienal Desenha’12, está encarregue de toda a concepção, desenvolvimento e coordenação da exposição Drawer-objectos quase. A Trienal acolhe esta exposição no seu programa e objectivos, contando também com um elemento no Júri que fará a selecção dos projectos.

De que trata a exposição?
A exposição dá a conhecer esboços, desenhos preparatórios, maquetes, modelos e modelações tridimensionais de projectos que nunca tiveram uma concretização – os objectos quase. Compreende, assim, o desenho de produtos, equipamentos, conceitos, o desenho de materiais visuais, editorial, publicitário, tipográfico, desenho de suportes multimédia, audiovisuais, etc.

Qual o objectivo?
Repensar, para além das raízes terminológicas, a ligação em termos de prática projectual entre desenho e design na actualidade, reflectindo sobre o papel/importância actual do desenho nas metodologias projectuais na área de design e nos próprios agentes criativos. Ao mesmo tempo, construir ligações entre a esfera académica, as estruturas de divulgação culturais e o mercado de trabalho, a partir da reflexão e avaliação das causas de não concretização de projectos. A exposição surge como reveladora do potencial activo e em constante desenvolvimento dos “objectos quase”. Ao expôr e comparar metodologias e processos projectuais, pretende-se contribuir também para construção de uma ideia do desenho e do design enquanto pensamento visual e ferramenta de resolução de problemas ao alcance de todos.