SINTOMA no Serralves em Festa 2016

Apresentação de 5 performances por 7 criadores, das 15h às 17h na Biblioteca do Museu de Serralves, no âmbito do Serralves em Festa e em parceria com o Festival Materiais Diversos.

Sintoma é um grupo de investigação, prática artística e experimentação em Performance ou Live Art, constituído por estudantes de vários graus de ensino – da licenciatura ao doutoramento, com coordenação de Rita Castro Neves, e que integra o Instituto de Investigação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP/i2ADS).

Nascido do desejo de ver esta área aprofundada nesta instituição artística, o grupo abre-se à experimentação pela prática, aprofundando temas e processos da Performance Art, em conversas, discussões, oficinas e eventos públicos, em projetos individuais e em colaboração, e na perspetiva de constituir também um corpo de trabalho artístico com apresentações públicas.

Em 2016, na biblioteca do Museu de Serralves o Sintoma propõe performances dos artistas Angelina Nogueira, Clara Forte, Coletivo Tuia de Artifícios (Dori Nigro e Paulo Emílio), Helena Ferreira e Rebecca Moradalizadeh em colaboração com Vitor Moreira. O programa tem a orientação de Joclécio Azevedo e Rita Castro Neves e será documentado por Alexandra Ramos e Filipa Seixas.

Criadores: Angelina Nogueira, Clara Forte, Coletivo Tuia de Artifícios (Dori Nigro e Paulo Emílio), Helena Ferreira, Rebecca Moradalizadeh em colaboração com Vitor Moreira.

Orientação dos projetos por: Joclécio Azevedo e Rita Castro Neves.

Coordenação: Rita Castro Neves.

Documentação e design: Alexandra Ramos e Filipa Seixas.

Parceria: Sintoma i2ADS/FBAUP / Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves / Festival Materiais Diversos.