Seminário “A pintura e o lugar: conversas murais”

A pintura e o lugar: Conversas murais
Com Almudena Fernández Fariña

27 maio 2019 às 15h
Auditório Fernando Pernes (PA 101), FBAUP

“A pintura e o lugar: conversas murais” propõe uma jornada que vai desde as primeiras manifestações artísticas até ao momento presente para compreender a transformação da dimensão espacial da pintura e a sua relação com o lugar onde se localiza. Analisará a evolução da origem parietal das pinturas rupestres às pinturas murais, a imposição da convenção da pintura como apoio da representação, a subsequente ruptura dos seus limites ao atual transbordo da pintura para outros espaços. Serão apresentados exemplos de artistas que ultrapassaram os limites do apoio que convencionalmente abriga a representação pictórica – o quadro – para descobrir novas relações espaciais que adotam como novo marco a parede.

Almudena Fernández Fariña
Artista e professora de Pintura da Facultad de Bellas Artes de Pontevedra, Universidad de Vigo

_________

Seminário organizado no âmbito do Mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade / FBAUP

Local FBAUP