Rute Rosas conversa com Cláudia Paim

Dispositivos de registo da performance – estudos de caso Brasil e América Latina
Claudia Paim

23 de Março, 10h30
Auditório do Pavilhão Sul da FBAUP

++++

ARTE DA PERFORMANCE: EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO

Será analisada a arte da performance, em sua modalidade presencial, fotoperformance e videoperformance, discutindo a potência do corpo do performer em espaços públicos, bem como nos espaços mais tradicionais de visibilidade da arte. O corpo é observado como instrumento que inquieta e provoca ruído, tanto em outros corpos quanto na maneira como pensamos e sentimos. O corpo é conformado, ou seja, habituado a regras e condicionado a papéis, posturas e afetos. A performance, então, indaga sobre como desconstruí-lo ou, pelo menos, busca gerar conscientização. Serão apresentadas performances da autora e de artistas brasileiros e latino americanos para refletir sobre a ampliação da performance com o uso de dispositivos fotográficos e videográficos.

Artista visual. Graduada em História (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Artes Visuais pela mesma Universidade, com estágio doutoral na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha) em 2007-2008. É professora de poéticas visuais nos Cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado – da FURG – Universidade Federal do Rio Grande. Desenvolve pesquisa sobre coletivos e espaço público, performance e corpo. Como artista atua em coletivos e individualmente com produção em vídeo, performance e fotografia. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq n corpoimagem. Tem textos publicados e exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior.