Raum: André Sousa > 18 Fev. – 03 Mar.

raum: é uma nova plataforma online que aloja residências de artistas e estruturas ligadas à criação e programação artística e outras, com actividades nos domínios da difusão, educação e formação na área das artes – nomeadamente unidades de investigação universitária, projectos editoriais, museus, escolas de artes visuais e projectos independentes. As áreas artísticas inicialmente contempladas são a fotografia, as artes visuais, cinema, arquitectura, design, música e artes sonoras.

As entidades parceiras são convidadas a desencadear processos criativos, que se materializam em propostas de criadores convidados: textos de investigação, artigos, ensaios visuais, projectos gráficos, sonoro-musicais, cinematográficos ou outros, realizados especificamente para a plataforma.

As residências são sucessivamente colocadas online de quinze em quinze dias, até Abril de 2015.

O i2ADS/FBAUP, através do NAi, é parceiro deste projecto alojando uma das residências, de 18 de Fevereiro a 3 de Março de 2015. O artista escolhido é André Sousa (PT)

A partir de hoje o projecto do André Sousa estará disponível em http://www.raum.pt/i2ads

Mapeamento e fotografias nocturnas, de André Sousa
Curadoria de Miguel Leal

“Mapeamento e fotografias nocturnas”, gerado aleatoriamente, é um alinhamento de fotografias e vídeos recolhidos em viagem, desenhos e conteúdos da internet.
O projecto, em desenvolvimento, partiu de uma visita à aldeia espanhola La Alberca; de um programa da National Public Radio (NPR) sobre as acções de desmoralização do exército israelita junto das populações palestinianas; de um desenho realizado pelo senhor Rodrigo, propietário do Restaurante Rei dos Galos de Amarante na rua das Taipas, no Porto.
Algumas palavras para indexação deste projecto nos motores de busca são Cruzadas, Guerra Santa, Vera Cruz, Judiaria, Inquisição, Cristião Novo, Israel, Palestina,Mapeamento, Nabi Salih, West Bank.