Pure Print Elements – Plein Air Week – Inscrições Abertas

Inscrições abertas para a PLEIN AIR WEEK

Ao encontro internacional de gravura, PURE PRINT ELEMENTS, na sua segunda edição, optamos por responder ao desafio: repetir uma transferência efetiva de conhecimento e de experiências. A  PLEIN AIR WEEK propõe precisamente isto. Agendada para a primeira semana de maio, expande e intensifica no espaço e tempo, os formatos práticos em ambientes oficinais distintos, dos ateliers às oficinas, passando pela incursão na cidade do Porto. A di­nâmica do encontro aposta nesta fuga à rotina e aos espaços de referência, e aí sucedem-se as demonstrações técnicas, as conversas, a master class de pintura, os desenhos produzidos com a concentração e envolvência emocional necessários, numa verificação de novos contextos experimentais para acriação artística. Pretende-se equacionar o contexto urbano, as suas histórias e as que se cruzam com os contextos geográficos, culturais, históricos, dos formadores que se deslocam ao Porto, num total de sete artistas, provenientes de Riga, Verona e Wroklaw. Propõem-se atividades que melhor facilitam a relação entre exterior e interior, permitem transformar e recriar a visão retida em percursos ou pela observação persistente de determinado local.  A intersecção com  a cidade, o seu reconhecimento noutros moldes, é o que irrompe, desta semana.

PLEIN AIR WEEK: PINTURA

1- Que recursos e soluções técnicas se tornam necessários à prática da pintura grande formato em exterior? O que se pode aprender através desta visualização do fazer?

4 a 8 maio Aleksejs Naumovs + Kristaps ZariņšLive painting(master class)

(4 sessões, 14 horas)

2. Como dar valor às matérias primas naturais num ensaio sobre a sapienza delle mani e exercício de recuo perante a globalização.

4 a 7 maio Davide AntoliniLe terre coloranti naturali, colori sintetici moderni

(4 sessões, 14 horas)

PLEIN AIR WEEK DESENHO E GRAVURA

3-Como combinar as possibilidades de tratamento digital da imagem com origem fotográfica ou autográfica captadas em contexto cidade com a gravura sobre metal?

Como usar a intermediação serigráfica como ferramenta de suporte à fotogravura?

4, 5 e 7, 8 maio Guntars Sietiņš + Janis MurovskisImage transfer to the copper plate using silkscreen, combining mezzotint with aquatint

(4 sessões, 16 horas)

4. Como combinar a abordagem aos exercício do desenho em PLEIN AIR e a criação de uma mezzotinta?

4, 7 e 8 maio Christopher NowickiDrawing for Mezzotint

(3 sessões, 13 horas)

5. Como desenvolver e manter um discurso imagético intenso a partir de materiais encontrados?

4 , 5,  6 maio Jacek SzewczykCreative drawing

(3 sessões, 12 horas)

Vagas Plein Air Desenho e Gravura : 8

Vagas Plein Air Pintura: 12

Os workshops vão ter o preço único:

Estudantes UP- 20 euros;

Alumni UP/Colaboradores i2ADS- 40 euros;

Público em geral- 50 euros.

Live Painting Porto Project  implica uma inscrição obrigatória.

As inscrições são feitas obrigatoriamente por e-mail para roberto.correia@i2ads.up.pt com os seguintes dados:

– Workshop em que se inscreve;

– Indicação da modalidade de inscrição (estudantes UP; alumni UP/membros do i2ADS; público geral);

– Nome Completo;

– NIF;

– Telefone;

– Contacto preferencial de e-mail.

O pagamento poderá ser feito, presencialmente, na Tesouraria da FBAUP ou por transferência bancária para a seguinte conta da Caixa Geral de Depósitos:

Titular de conta: Universidade do Porto

NIB: 0035 0748 00001261030 68 IBAN: PT50 0035 0748 00001261030 68 SWIFT-CODE: CGDIPTPL

Se o pagamento for feito por transferência bancária, o respetivo comprovativo deverá ser enviado, por e-mail, para: roberto.correia@i2ads.up.pt

Caso a transferência seja feita pela internet deve identificar o pagamento com PUREW14.