Chamada de trabalhos – PSIAX#5

Carlos Azevedo “Ciclo celular da ovogénese em peixe vivíparo e diferente diferenciação celular”, 1973
Papel vegetal, 219×219, tinta da china
Usado em fins didáticos

 

CHAMADA DE TRABALHOS

PSIAX

Estudos e Reflexões sobre Desenho e Imagem

2ª série, nº 5

O próximo número da revista PSIAX articula-se em torno da questão: “Usos transversais do desenho: Pedagogia, Projeto e Investigação“.

Que desenhos nos permitem exemplificar, questionar e comunicar? Seja como experiência de visualização, de antecipação ou questionamento, o desenho, existe para além do projeto artístico.

Tal como há desenhos que resultam da observação do real existente, há desenhos que imaginam aquilo que foi ou terá sido e, além disso, desenhos que permitem dar a ver aquilo que nunca existiu, mas há outros, também, que mostram o que poderá vir a existir, e aqueles que configuram o hipotético ou o imperceptível.

É sobre o uso e a operatividade do desenho que se pretende mostrar as várias disciplinas e funções onde o desenho está presente.

As contribuições devem ser enviadas para psiaxmag@gmail.com até ao dia 7 de junho, em qualquer uma das seguintes línguas: Português, Castelhano, Francês, Inglês, Italiano. A acompanhar o texto integral deverá haver um resumo com um máximo de 500 palavras em Português e Inglês; 4 palavras-chave e uma nota biográfica com 40 a 60 palavras. Até 7 de julho os candidatos serão informados se a proposta foi aceite. Os contributos devem possuir um número de caracteres, incluindo espaços, entre os 11000 e os 21000. Os artigos aceites serão revistos pela comissão editorial. A comissão reserva-se no direito de não publicar artigos que não sigam as recomendações de revisão.

Os contributos em texto deverão ser enviados num único ficheiro word, com o texto em Times New Roman, corpo 12 e entrelinhamento 1,5, justificado. Notas de rodapé e referências deverão ser formatadas em corpo 10, entrelinhas simples, segundo o estilo APA. As referências devem estar integradas no texto.

As citações até 3 linhas devem vir inseridas no texto entre aspas e seguidas pelas devidas referências. As citações com mais de 3 linhas, devem vir destacadas do corpo de texto com a fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, justificado, recuo de 4 cm da margem esquerda. Cada contribuição terá um limite máximo de 8 imagens.

As imagens, em formato .jpg ou .tiff, com um mínimo de 7,5 x 10 cm, 300 dpi, devem estar identificadas no corpo de texto e no ficheiro, acompanhadas de ficha técnica e referenciadas.

A PSIAX é um periódico ativo desde 2002, publicando estudos e reflexões sobre desenho e imagem. Tem direção conjunta das Faculdades de Arquitectura e Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, sendo editada pelas unidades de investigação i2ADS e Lab2PT.

ISSN 1647-8045


Data de submissão: até 7 de junho 2021

Resultados: até 7 de julho 2021

Lançamento da revista: setembro 2021

Data 22 de Março a 7 de Junho de 2021