SINTOMAS E EFEITOS SECUNDÁRIOS – FBAUP e ESE

NEAP [Núcleo Estudos Artísticos e do Património do InED (ESE/IPP)]

Coordenação/Curadoria
Fátima Lambert | Rita Castro Neves | Rita Xavier Monteiro
Assessoria: Hernâni Reis Baptista e Mónica Lacerda.

A programação Sintomas e Efeitos Secundários nasce do desejo de partilhar a prática artística nacional e internacional da arte da performance.

Com o objetivo fundamental de promover um intenso encontro convergente de dinâmicas artísticas, num contexto intergeracional – os Sintomas, pretende também ser um espaço de reflexão entre criadores, investigadores e o público – os Efeitos Secundários.

Sintomas e Efeitos Secundários surge de uma parceria entre o grupo SINTOMA|performance, investigação e experimentação [Núcleo de Arte Intermédia do I2ADS (FBAUP)] e da linha de investigação Educação Estética e Formação de Públicos para a Arte Contemporânea [Núcleo Estudos Artísticos e do Património do InED (ESE/IPP)]. A construção conjunta propõe uma mostra de projetos finais ou em curso, nos seus diferentes momentos de consolidação do grupo SINTOMA e de criadores convidados, interposto com exposições de trabalhos de investigação e conversas. Sintomas e Efeitos Secundários quer desenhar um movimento que cruze a experimentação artística e o pensamento sobre a performance radicada nas artes visuais e suas
problemáticas no âmbito da arte contemporânea.

Sintomas e Efeitos Secundários realiza-se durante dois dias em torno de três eixos fundamentais: MOSTRAR – PENSAR – REGISTAR

MOSTRAR |Prevê-se a apresentação de ações nos espaços interiores e exteriores da FBAUP e ESE/IPP com caráter site-specific. Além disso, realiza-se um núcleo de vídeoperformance que pode surgir enquanto registo documental da performance, ou funcionando como objeto singular que se exibe apenas mediante esse suporte videográfico.

PENSAR |De mãos dadas com a prática artística, as reflexões dos seus protagonistas são fonte incontornável para a explicitação do conceber/pensar, agir/produzir, encaminhando leituras e reconhecimentos para o público e não somente para os estudantes destas áreas. Por um lado, carece acertarem-se “denominadores comuns” de um vocabulário implícito (tanto quanto possa também ser explicitador), que viabilize e permita uma compreensão (hermenêutica e epistemologicamente rigorosa). Importa promover a análise, decifração, compreensão, interpretação… para que se ascenda ao “reconhecimento” por via da disponibilidade mediante o “i-reconhecimento” que, com frequência, domina os públicos para a arte (dita) contemporânea ou atual e, muito especificamente, a arte da performance.

REGISTAR |Este último núcleo temático propõe reavivar a produção histórica de eventos e pensar as questões do registo da performance, seja recorrendo ao testemunho, seja por meio da crítica, contando com a parceria do Mais Crítica | seminário de crítica de artes performativas e dos estudantes de Mestrado em Estudos Artísticos da FBAUP. O exercício da crítica supõe a ideia de perduração e corresponde a uma forma outra de registo. Por trás da tarefa correspondente às etapas básicas de descrição/interpretação/avaliação, a crítica permite a construção de uma reflexão complexa, intimamente ancorada nas ações performativas apresentadas naquele espaço-tempo, contribuindo para uma abertura de portas de acesso, de pensamento. Assim, os jovens críticos convidados, através da redação em direto no próprio dia das ações, publicam os seus textos.
Por outro lado, a reposição de uma performance de Albuquerque Mendes, coordenada pelo seu autor, coloca questões pertinentes que envolvem um acontecimento que recria o original e, ao mesmo tempo, performatiza o documental. Todo o evento será registado em vídeo e, posteriormente, editado numa versão sumária do evento.

Pense-se nestes três eixos fundamentais | MOSTRAR – PENSAR– REGISTAR | enquanto princípios comunicantes e cujas problemáticas se atravessam, baralhando-se nesta tripla-função estruturante.
Sendo arte e vida, exigências de cultura e educação, cabe desempenhar o propugnado por Ernesto de Sousa: “operador estético” através de ações/intervenções validadas por balizas disciplinares, culturais, artísticas e educacionais.
Sintomas e Efeitos Secundários vem ativar as possibilidades de contaminação e troca de experiências que, partindo da academia, estão abertas à comunidade, e são cúmplices de uma prática que é, sobretudo, um processo.

—–

facebook/Sintoma