Oficina Super 8

70 euros para a comunidade UP/i2ADS
90 euros para o público em geral
Número máximo de inscrições: 10 / Número mínimo de inscrições: 8
Inscrições a partir de 10 de abril na Tesouraria da FBAUP.
Contacto: Felícia Teixeira <fteixeira@i2ads.up.pt>

ficha de inscrição pdf: UNNEEDED_2012_WORKSHOP_SUPER8
ficha de inscrição .doc: UNNEEDED_WORKSHOP_SUPER8

26 de Abril, das 18 às 20h / Sessão I – 2 horas

– Introdução ao formato super 8
– Especificidades técnicas, curiosidades históricas, projecção de um ou mais filmes
– A película cinematográfica reversível preto-branco, a medição da luz, o controle da câmara
– O processo de revelação, introdução à revelação manual em tanque de espiral
– O processo químico, cuidados a ter
– Conversa sobre as ideias a realizar

27 de Abril, das 18 às 20h / Sessão II – 3 horas
– Introdução ao laboratório
– Cuidados a ter com o material de laboratório
– Preparação dos químicos
– Particularidades de cada componente

28 e 29 de Abril, (horário a definir) / Sessão III e IV
Rodagem – Cada aluno poderá filmar de 1 a 2 minutos em cartucho super8. Deverão ser formados pequenos grupos, podendo utilizar-se uma ou mais câmaras mediante a ideia escolhida e resultado pretendido. Dar-se-à atenção a algumas especificidades técnicas: medição da luz, controlo do diafragma, controlo da velocidade, profundidade de campo. Haverá no entanto toda a liberdade para experimentar as possibilidades do formato, dentro do tempo disponível.

30 de Abril, das 9 às 18h / Sessão V  8 horas
– Revelação
– Particularidades da película reversível
– Particularidades do tanque de espiral, o carregamento do tanque
– Explicação de cada passo da revelação de película reversível, agitação e secagem

2 de Maio, (horário a definir) / Sessão VI
– Introdução à montagem  – A visionadora e a coladeira super8
– Corte e colagem de todos os filmes
– Projecção
– Discussão
– Telecinagem simples para vídeo digital FULL-HD – cuidados a ter

Material necessário (incluído no preço do workshop):
– Câmara super8 CANON XLS 814
– Fotómetro MINOLTA VI F
– Projector super8 BAUER T600
– Visionadora super8 BAUER
– Coladeira super8 AGFA
– Película super8 cartucho TRI-X pb reversível
– Tanque de revelação de espiral LOMO 15metros
– Química de revelação (todos os reagentes, reveladores, branqueador, aclarador e fixador serão feitos na oficina)
– Balança de laboratório de precisão KERN
– Material de laboratório (medidores, termómetro de precisão, mexedores, garrafas de fole etc.)
– Câmara vídeo digital FULL-HD SONY EX3 (telecinagem)
– Outros materiais (fita-métrica para medição de foco, tripés, material de limpeza etc.)

Ricardo Leite
——————————————————
Ricardo Leite nasceu em 1978 em Santa Bárbara d’Oeste, estado de São Paulo, no Brasil.
Estudou cinema e teatro na Escola Superior Artística do Porto entre 1998 e 2002.
Organizou e participou desde 1999 em variadas Mostras e Exposições dentro da área do Cinema, tendo participado em eventos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Marrocos, Brasil e Cabo-Verde. Colaborou e trabalhou com instituições como o Cineclube do Porto, Cineclube Amazonas Douro e a Associação de Iniciativas Culturais e Artísticas, no Porto, (AICART). Foi um dos sócios fundadores do projecto Átomo47, o único laboratório de cinema independente do país, inaugurado em 2007 e tendo-se mantido em intensa actividade até 2010, lá desenvolveu variados projectos, de vários realizadores e fotógrafos, em super8 e 16mm, contando-se os filmes de Rodrigo Areias (Corrente) e diversos filmes do projecto Femina do músico Legendary Tigerman e vários filmes de Edgar Pêra, entre outros. Neste momento Ricardo Leite encontra-se a finalizar um filme experimental de curta-metragem em Super16mm – “A Vinha”de produção independente. Tendo trabalhado maioritariamente no género experimental, em cinema analógico, voltou ao género documental com o recém finalizado longa-metragem “Mazagão, a água que volta”, subsidiado pelo ICA e RTP, estando neste momento a fazer o circuito de Festivais de Cinema nacionais e internacionais. Actualmente colabora com a Fundação de Serralves, e é director de fotografia de seus projectos articulados em película (maioritariamente 16mm). Presentemente está a construir um novo laboratório de cinema independente, de estrutura associativa e é monitor de estágio de alunos em projecto Erasmus da “Ecole Superieure des Beaux Artes Angers Le Mans” em Tours, França.