O cinema queer e a identidade transgénero

A 7ª edição do Queer Porto 7 conta com a presença da realizadora alemã, Monika Treut, nome incontornável do novo cinema queer na Europa desde a década de 80, que vem apresentar o seu recente documentário “Genderation”, a decorrer no dia 14 outubro 2021, pelas 17h00, na Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Um olhar esclarecedor e terno sobre o mundo da identidade transgénero, através do retrato de alguns protagonistas desta comunidade na cidade de São Francisco. Seja por nascimento ou escolha, às vezes com a ajuda de hormonas ou próteses cirúrgicas, vamos conhecer aqueles que baralham os limites do masculino e do feminino.

O documentário retrata assim os protagonistas do seu clássico “Gendernauts”, de 1986 e será seguido de uma Masterclass com a realizadora.

 

Biofilmografia
Monika Treut (Mönchengladbach, Alemanha, 1954) começou a trabalhar em vídeo em 1976 e fundou a produtora Hyena Films, com Elfi Mikesch, em 1984. As suas longas-metragens e documentários moldaram o cinema queer desde então. Dá aulas em universidades na Califórnia, em Nova Iorque e em Hildesheim. Em 2017, recebeu o Prémio Teddy da Berlinale pela sua carreira.

Parceria: i2ADS

+info: http://queerlisboa.pt/
https://www.fba.up.pt/2021/09/10/sessao-especial-masterclass-com-monika-treut/

Local Aula Magna, FBAUP
Data 14 de Outubro de 2021