Meeting on Youth Education Through Illustration

MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration
11 de outubro de 2019
FBAUP, Porto

O  YETI – Youth Educational Through Illustration, é um ponto de encontro internacional entre jovens ilustradores, cuja primeira edição aconteceu em 2017. O principal objectivo incide na partilha de conhecimento e experiências entre ilustradores profissionais, editores, galeristas, investigadores e interessados ao longo de 4 dias de um programa informal composto por  diferentes acções, entre as quais: palestras, workshops e exposição.

O YETI é organizado pela Quinta das Relvas com o apoio do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade/FBAUP, no desenvolvimento da imagem, site, curadoria, consultoria. As imagens gráficas têm sido desenvolvidas por professores e ilustradores da FBAUP, nomeadamente Júlio Dolbeth (1ª edição), Rui Vitorino Santos (2ª edição) e António Modesto (3ª edição). O site http://yeti.up.pt foi desenvolvido pelo i2ADS, sendo uma plataforma de divulgação e arquivo do evento.

Na 2ª edição, foi testada a inclusão da partilha de um projeto de investigação, em particular com a estudante Marta Soutinho, do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Dado que o interesse foi demonstrado pelo público, nesta nova edição foi proposto pelo i2ADS a criação de um novo ramo do evento, criando um encontro de partilha académica e científica de projetos de investigação na área da ilustração e das narrativas visuais.

É a partir daqui que surge o MYETI — Meeting on Youth Education Through Illustration – um encontro internacional, que decorrerá no final da 3ª edição do YETI.

O MYETI 2019 pretende ser um encontro internacional cujo principal objetivo reside na apresentação e discussão de projetos de investigação académica de estudantes de 2º e 3º ciclo que estejam a desenvolver ou que tenham concluído no máximo até 2 anos, projetos na área da ilustração ou das narrativas visuais.

As línguas oficiais do evento são o Português e o Inglês.

Datas Importantes

Envio de resumos: 26 de julho de 2019

Comunicação dos resultados: até 30 de julho de 2019

Período de inscrição no MYETI: 9 a 13 de setembro de 2019

Período de inscrição no MYETI (público e geral): até 6 de outubro de 2019

Apresentação das comunicações: 11 de outubro de 2019

Data limite para o envio o artigo final: 25 de outubro de 2019

Publicação dos artigos e ensaios visuais em formato digital com revisão por pares: até 15 de dezembro de 2019

Regras e Procedimentos

Resumos em Português ou Inglês, enviados para i2ads@fba.up.pt, na versão pdf/doc: 300 palavras; 5 palavras-chave.

Artigo final em Português ou Inglês, em doc:

• short-paper com um máximo de 1500 palavras, sem contar com as referências bibliográficas;
• ensaio visual com um máximo de 5 páginas A4, incluíndo o resumo.

Programa final

Auditório do Pavilhão Sul da FBAUP

09h30 Registo de participantes

10h00 Keynote Margarida Dias | Tateando álbuns ilustrados