Modos de editar: património, tecnologia, fronteiras

SEMINÁRIO

Para este segundo seminário, a suceder “Em torno da obra de Marques de Abreu” (Maio de 2016), dedicado a este fotógrafo, gravador e editor portuense, pretende-se prolongar o debate e mostrar pela apresentação de projetos concretos, os vários modos de editar. Da artesania à tecnologia e de regresso a um passado reaberto pelos estudos dos investigadores convidados, dedicados à recriação de tecnologias, ao arquivo gráfico,  à mediação digital e hipótese por esta aberta com novas formas de revisão e desenvolvimento de objectos editoriais, passando pelos projetos de intercâmbio internacional de gráfica e edição EL PLIEGO/LE PLI/A FOLDER, no Porto, procura-se mostrar como tais pesquisas podem assistir à criação artística no presente.

Início às 15 horas

Ana  Soler Baena  Grupo de investigación dX5 Universidad de Vigo. “dx5 digital & graphic art research: objetivos, investigación, publicaciones y transmisión docente”.

Anne Heyvaert Grupo de investigación dX5 Universidad de Vigo. “El por qué de un proyecto de creación e intercambio internacional de gráfica y edición. Valoración de resultados de EL PLIEGO/LE PLI/A FOLDER”.

Graciela Machado (i2ads /FBAUP) e Rui Vitorino Santos (ID+ /FBAUP) Contributos da gravura a topo e ilustração no resgate do património oficinal local

Nuno Coelho (CEIS20-UC / DEI-FCTUC) Criação e ativação de um espólio gráfico e arquivo – A fábrica Confiança como caso de estudo.

Tópicos a abordar por oradores convidados:

• Modos de investigação  em gravura digital. Objetivos publicações, e transmissão docente
• Modos de disseminação de projectos de criação e intercâmbio internacional de obra gráfica e edição
• A gravura enquanto repositório de técnicas artesanais e industriais
• A gravura enquanto espaço oficinal de reactivação e recriação de  técnicas artesanais e industriais : uso estratégias de arqueologia tecnológica dirigidas à sua recuperação no contexto da reprodução da gravura original
• O papel da fotografia na inscrição e veículo de uma imagem do património
• A ilustração como repositório social, cultural e tecnológico – arqueologia visual.
• O arquivo gráfico, repositório histórico e contexto para  a investigação contemporânea.

O seminário decorre no espaço do museu a par da exposição d.,inc.,imp.,FECIT: GRAVURA na FBAUP, com a curadoria Graciela Machado(i2ads/FBAUP)

Departamento de Desenho
Departamento de Design