MASTERCLASS TON CRONE (parceria com Cinanima)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 13 de Novembro de 2015, 9h30-12h30

AULA MAGNA, FBAUP

O trabalho de Ton Crone como produtor e a forma como promove a arte da animação na holanda, em particular na aposta de jovens talentos e a promoção da investigação do cinema de animação nos países Baixos e na concretização de projetos educacionais relacionados com o cinema de animação.

Bio:

Enquanto diretor da Vereniging Nederlandse Animatie Producenten (VNAP, associação de produtores de cinema de animação da Holanda) Ton Crone (1948) promove o alargamento de oportunidades de produção de filmes de animação e séries na Holanda. Além de fundador da associação, Ton foi diretor do Netherlands Institute for Animation Film (NIAF) por mais de vinte anos. Durante este período, foram dadas oportunidades a jovens talentos de experimentar e fazer curtas-metragens, tendo sido feito um investimento na promoção da investigação do cinema de animação nos Países Baixos, na  distribuição internacional e em muitos projetos educacionais relacionados com o cinema de animação.

Ton também produziu mais de 30 curtas-metragens de animação e supervisionou vários projetos. A transição do sistema analógico para o digital representou muito no processo de apoio e investigação no setor.
De 1997 a 2001, como tesoureiro da Associação Internacional du Film d’Animation (ASIFA), Ton focou-se na modernização da associação. De 1999 a 2006, foi Presidente da Society for Animation Studies (SAS), concentrando-se na principalmente na expansão internacional da SAS a membros não falantes da língua inglesa e num maior intercâmbio entre cientistas e realizadores de filmes de animação.