LANÇAMENTO DAS EDIÇÕES “MUNDO DE CRISTAL, MÁQUINA DA SELVA” E ““IRREGULAR CHARACTERS”

21 de Fevereiro de 2003, Quinta-feira

15h00
Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Apresentação das publicações em conversas com Marc Behrens, Miguel Leal, Manuel Neto, Rui Eduardo Paes, Pedro Rocha e Jonathan Saldanha.

21h30
Bar 17º — Hotel Dom Henrique, Porto
Marc Behrens, Jonathan Saldanha — projeções áudio/vídeo e diaporama
Diogo Dória — leituras

Lançamento de duas edições Serralves/Soopa desenvolvidas a partir do ciclo de performances cénicas e sonoras de Beast Box, HHY, Marc Behrens e Outpost 13, realizado em 2010 sob o signo de J.G. Ballard, uma das vozes mais importantes e singulares da literatura contemporânea e influência fundamental na obra de muitos artistas em diversas áreas de criação. Ballard reinventou o imaginário, o alcance conceptual, as reflexões identitárias e as ressonâncias sociais da ficção científica. A sua esfera de influência expandiu-se de tal forma que o seu pensamento e imaginário se tornaram uma força cultural por si própria, não só refletindo ou antecipando vários fenómenos da sociedade contemporânea mas também tornando-se instrumental para diversas outras forças culturais constituírem as suas explorações e visões do mundo.

Edições

Mundo de Cristal, Máquina da Selva (DVD + mapa), publicação de Jonathan Uliel Saldanha em colaboração com Dayana Lucas e com a participação de Benjamin Brejon, Diogo Dória, Frederico Duarte, Manuel Neto e Godofredo Pereira, incluindo um filme realizado a partir do espetáculo apresentado em Serralves.

Irregular Characters (CD + folheto), publicação de Marc Behrens. Inclui uma compilação de textos e um disco com o registo sonoro da performance no palco do Auditório de Serralves, que integra material sonoro cedido por Yasunao Tone.

Coprodução:
Fundação de Serralves / SOOPA

Apoios:
Goethe-Institut Portugal, Hotel Dom Henrique, i2ADS/FBAUP