II Encontro Internacional sobre Educação Artística (2EI_EA)

II Encontro Internacional sobre Educação Artística (2EI_EA)
Acerca da implicação da acção na construção de narrativas contemporâneas
2,3 e 4 de abril de 2012, FBAUP. Porto, Portugal

aberta a inscrição para a participação no 2EI_EA e a submissão de resumos. http://eiea.up.pt

calendário, datas limite
15 de janeiro de 2012 – submissão de resumos
15 de fevereiro de 2012 – informação de aceitação
15 de março de 2012 – submissão de comunicações
20 de março de 2012 – programa
25 de março de 2012 – inscrições
2, 3 e 4 de abril – 2EI_EA

texto de apresentação
A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), em estreita colaboração com a M_EIA (MINDELO_Escola Internacional de Arte), organizaram, em 2010 no Mindelo (Cabo Verde), o I Encontro Internacional sobre Educação Artística. No próprio encontro os especialistas e investigadores internacionais presentes concordaram com a organização de um segundo evento que promova novos debates sobre as complexas questões da educação artística.
Respondendo a esse interesse, constitui-se uma comissão científica e uma comissão organizadora que promove a realização do 2EI_EA, em 2,3,e 4 de Abril de 2012.
O evento terá lugar na cidade do Porto, sede das instituições promotoras, que incluem o recentemente formado i2ADS (Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade — FBAUP) e o ID_CAI (ID_ Colectivo de Acção e Investigação — grupo informal de investigadores sediados na GESTO Cooperativa Cultural).
O 2EI_EA não pretende realizar um palco de discursos retóricos, uma conferência em busca de uma teoria, mas um encontro de trabalho, lugar de retiro de um conjunto de interferentes na Educação Artística, campo de confrontação franca de ideias, pousio de experiências que se divulgam para fora de si, se confrontam com especialistas convidados, com parceiros de outras pesquisas e experiências. Não há educação artística sem fundamento que a sustente, onde as práticas se esclareçam. Pretende-se que no encontro se apresentem experiências e acções realizadas de modo ao debate promover uma reflexão decorrente da acção.
Um dos objectivos do encontro é tornar visíveis formas alternativas de questionamento e de construção, jogos operatórios, relações entre a prática e a investigação, proporcionando a emergência de novos vocabulários e a expressão de novas práticas e análises na educação contemporânea.
A actualidade exige uma transformação profunda nas narrativas que esclareça a transversalidade do campo que se vem designando por Educação Artística, a sua imprescindibilidade no decurso das sociedades, e, em particular dos métodos pedagógicos, dos conteúdos e das orientações que dão corpo e sentido à sua extensão para o terreno do ensino.
O âmbito temático deste encontro é, simultaneamente, o seu campo problemático.
Convidamos cada um dos interferentes ao desconforto de questionar o que é dado como ‘natural’ e que tende à disciplinação do trabalho do investigador. Desse modo pretende-se que o encontro promova a experiência e acções realizadas de modo a fomentar uma reflexão decorrente da acção.

Propõem-se, assim, as seguintes plataformas de discussão:
pensamento contemporâneo e educação artística
(re)pensar a investigação em educação artística
cultura visual, sujeito e educação
museus de arte e relacionamentos educativos
educação/arte/desenvolvimento

Porto, novembro de 2011
A Comissão Organizadora do 2EI_EA