II Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas

Salgueiro, Pernambuco, Brasil

14 a 20 de julho de 2019

Apresentação

Em 2017 (16 a 24 de julho), no território quilombola de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro – PE, encontraram-se cerca de duas centenas de professoras, e professores, estudantes, investigadoras e investigadores, oriundos da Universidade do Porto (Portugal), do Instituto Universitário de Artes e Tecnologia (Cabo Verde), de Universidades do Brasil (UEC, UFPE, FACHUSC; IF, URCA, UNILAB, UFPB, UnB, UFRB), comunidades quilombolas vizinhas do território de Conceição das Crioulas, no I Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.

A experiência foi exitosa e nos animou para a realização do II Encontro:

14 a 20 de julho de 2019
na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas (Salgueiro, Brasil-PE)

O I Encontro permitiu uma excepcional aproximação da comunidade com outros parceiros, partilhar experiências de luta, e o entendimento do modo singular como essa comunidade construiu uma consciência colectiva sobre si, interiorizando nas suas vidas os resultados das lutas, os modos como se edificaram as resistências perante as injustiças que enfrentaram. Ao mesmo tempo, os participantes compreenderam a capacidade do povo crioulense de socializar a sua história e o processo de construção de uma identidade autoconfiante e plena de dignidade.

O II Encontro é aberto e destinado a investigadoras e investigadores, professoras e professores e estudantes universitários que entendam a necessidade da descolonização do conhecimento, e se inscrevam na luta contra a discriminação e a desigualdade.

O II Encontro será organizado no seguinte formato, que corresponde (no momento) ao Programa Provisório, que se apresenta.

Até 14 de junho

50 lugares — respeitando a ordem de inscrição

A partir de agora aceitam-se inscrições para a participação no encontro (até 14 de junho). Esclarecendo que a capacidade de acomodação na comunidade comportará somente a presença de 50 participantes. Para isso, respeitar-se-á a ordem de inscrição.

Os participantes que solicitaram anteriormente a inscrição, mesmo os que receberam carta de aceite da sua proposta de apresentação, terão de confirmar a presença, concretizandos sua inscrição.

A inscrição é feita em duas fases:

1) Envio de e-mail a solicitar a inscrição para os dois endereços: aqcciiencontro@gmail.com e  identidades@fba.up.pt

2) Recebendo confirmação de vaga (50 vagas), efetuar o pagamento da inscrição por depósito bancário — 200 reais ou 50 euros (correspondente às despesas inerentes a estada na comunidade)

a) Para os brasileiros, depósito de 200 reais em parcela única e envio do respectivo comprovante para os supra referidos e-mails. Informações de pagamento:

Agência 0776 – Operação: 013 – Conta poupança: 56337-6 – Fabiana Ana da Silva

b) Para os internacionais, contactar i2ADS: identidades@fba.up.pt

Realizada a inscrição definitiva, será enviado e-mail de confirmação.

Realização e organização

AQCC – Associação Quilombola de Conceição das Crioulas