II Conversations on Artistic Research

11 e 12 dezembro 2019

Auditório do Pav. Sul, FBAUP

Como mapear a ligação entre a parte escrita e a parte objectual num projecto de doutoramento em artes?

Vários programas de doutoramento propõem que o artista-investigador apresente duas naturezas de trabalho, uma escrita e outra não escrita, de natureza objectual (como conceito aberto, incluindo todas as vertentes artísticas).

Sendo o Doutoramento em Artes Plásticas da FBAUP (DAP) um programa para artistas com uma prática autoral, o desafio que se coloca passa por explorar a conjugação da obra de arte como reflexão do universo pessoal do artista com o conceito de investigação. Investigação é aqui entendida como uma actividade comunitária e comunicativa que se baseia num conhecimento contextual que possibilita e dá uma base comum a essa comunicação colectiva.

Centrado em questões de investigação desenvolvidas ora na produção da obra de arte, ora num exercício de escrita, o artista-investigador reclama entrada numa economia da discursividade anteriormente apossada pela crítica e teoria da arte. Esta discursividade da investigação em arte* implica outros sentidos diversos da tradução do trabalho objectual ou sua conversão em texto.

A partir de seus trabalhos de investigação em curso iremos reflectir sobre as estratégias conducentes à articulação destas duas vertentes. Nesse sentido, convidam-se artistas, investigadores e artistas-investigadores pertencentes e próximos da comunidade do DAP a partilharem propostas de apresentações para a 2ª edição do encontro Conversations on Artistic Research.

* No sentido de Frayling.

Guest speaker

Juan Luis Toboso

Investigador, docente e curador em Arte Contemporânea. Doutor pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência. Tem desenvolvido projetos curatoriais no contexto das artes visuais e do pensamento contemporâneo em colaboração com diversos centros internacionais de arte como o IVAM – Instituto Valenciano de Arte Moderno, Culturgest do Porto, CCCC – Centro de Cultura Contemporánea del Carmen, Azkuna Zentroa em Bilbao e a Fundação Calouste Gulbenkian. É membro de vários grupos de investigação universitários e de projectos de cooperação internacional baseados na criação de núcleos de pensamento em torno de novos processos contemporâneos de criação produção, crítica e difusão das artes. É Professor Auxiliar Convidado da ESAP, Escola Superior Artística do Porto e Curador Senior da Galeria Municipal do Porto.

CONFERÊNCIA

Abismo, possibilidade e resistência

Todo gesto criativo implica, estritamente falando, um confronto direito com a possibilidade aberta ao fracasso. Seja este fracasso um desastre acumulativo de múltiplas acções pelas quais nosso trabalho pode ser transbordado, seja através da exposição constante das nossas ideias a um estado de incerteza.
Este exercício, como forma de oposição à hiperatividade enunciada pelo estilo de vida neoliberal, anuncia uma forma de criação em que o risco de cair no vazio, explorando seus limites, suponha assumir a contradição como uma possibilidade de acção transformadora.

Submissão de papers

Aceita-se a submissão de papers que devem incluir:

um abstract/resumo alargado até 900 palavras, com bibliografia, fundamentação teórica e articulação com o trabalho artístico e/ou exposições realizadas;

questões mais importantes que atravessam no momento o trabalho e gostariam de partilhar.

Os abstracts devem ser enviados até dia 11 de Novembro de 2019 através de formulário online disponível aqui

As notificações de aceitação serão enviadas até dia 15 de Novembro de 2019.

O tempo de apresentação é de 15 minutos + 10 minutos para comentários

Ver em anexo.

A participação é gratuita, com inscrição obrigatória aqui.

Comissão Científica

Catarina Almeida (i2ADS/FBAUP)

Pedro Alegria (i2ADS/FBAUP)

Fernando José Pereira (i2ADS/FBAUP)